O Pinterest é a rede social do momento. Lançada em 2010, concorre ao posto de mais popular deste ano no quesito número de usuários. A ferramenta permite pesquisar imagens publicadas por pessoas de todo o mundo e guardá-las em pastas virtuais. A facilidade faz com que seja adorada por mulheres – mais de 90% dos usuários são do sexo feminino – que buscam inspirações para decorar a casa, organizar o casamento ou encontrar a roupa perfeita.

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O acesso em massa das mulheres fez com que as grifes de roupa feminina adotassem o Pinterest como ferramenta de venda. Elas abastecem a rede com produtos e identificam cada imagem com termos frequentemente usados nas buscas, como “saia azul”, “casaco comprido” ou “calça de alfaiataria”. A mulher procura por inspirações, encontra a peça dos sonhos e o link para comprá-la. Fica difícil resistir a tanta facilidade.

No Brasil o uso do Pinterest como ferramenta de compra ainda é tímido em comparação com o número de ofertas da Europa e Estados Unidos, mas deve crescer. Sinais que apontam para isso estão na audiência e no tempo de permanência dos usuários. Hoje eles se assemelham ao que foi observado nos estágios iniciais do Twitter, hoje uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros.