O jamaicano Usain Bolt voou pela pista montada no Jockey Club Brasileiro neste domingo, dia 19, na Gávea, e conquistou o Desafio Mano a Mano pela terceira vez em três edições. Nas outras provas do dia, vitórias da bicampeã olímpica Veronica Campbell Brown, também da Jamaica, no feminino; e do americano Richard Browne, na prova paralímpica.

Continua depois da publicidade

Usain Bolt joga basquete em comunidade carioca

A última disputa do dia foi a mais esperada pelo público que encheu as arquibancadas do Jockey para assistir ao ídolo Usain Bolt. Carismático, o superastro do atletismo levantou a torcida. Antes da largada fez o seu gesto característico, levando os espectadores à loucura. Durante a prova, domínio total. Venceu com tranquilidade, com 10s12. O americano Ryan Bailey ficou com a segunda posição (10s24), seguido por José Carlos Moreira, o Codó, do Brasil (10s51) e o holandês Churandy Martina (10.53). Depois da vitória, mais festa de Bolt.

Confiante, Bolt avisa: “Quando estou em forma, é difícil me baterem”

– Sempre que venho ao Mano a Mano é a minha primeira prova na temporada. Com isso, eu não consigo ser rápido como as pessoas esperam de mim. Gosto muito de estar no Brasil. É sempre uma experiência maravilhosa e espero repetir no ano que vem (nos Jogos Olímpicos), chegando no melhor da minha forma para aproveitar essa vibração da torcida – falou Bolt.

Continua depois da publicidade

Já na prova feminina, o destaque foi a presença de atletas recheadas de medalhas olímpicas (treze no total). A jamaicana Veronica Campbell Brown, dona de sete dessas medalhas, venceu com 11s04, marcando o domínio do país no Mano a Mano. A americana Carmelita Jeter ficou com a segunda posição (11s19), seguida pela também jamaicana Kerron Stewart (11s30) e a brasileira Vitória Rosa (11s59).

– Estou muito feliz com meu tempo, já que essa foi minha primeira prova no ano, e por estar aqui no Brasil pela primeira vez. O meu objetivo é trabalhar para melhorar esse tempo. Foi especial competir no Brasil e espero encontrar essa atmosfera no ano que vem – afirmou Veronica.

Na prova paralímpica, que abriu o dia, a vitória foi dos Estados Unidos. Richard Browne, recordista mundial dos 100m rasos na categoria T44, venceu com facilidade, com tempo de 10s88. O alemão Felix Streng (11s10) foi o segundo, seguido por Paul Peterson (11s62), dos Estados Unidos. O brasileiro Alan Fonteles não participou da prova por um problema na prótese.

– Como esperado, foi uma prova muito difícil. Mas sempre treinamos para competir nesse nível – disse Browne.

Continua depois da publicidade

A terceira edição do Mano a Mano é organizada pelas empresas X3M Sports Business e Dream Factory, e tem patrocínio de Nissan, Sesi e Live Tim, e conta com apoio de Gatorade.

RESULTADOS:

Masculino:

1º Usain Bolt (Jamaica) – 10s12

2º Ryan Bailey (Estados Unidos) – 10s24

3º José Carlos Moreira (Brasil) – 10s51

4º Churandy Martina – 10s53

Feminino:

1º Veronica Campbell Brown (Jamaica) – 11s04

2º Carmelita Jeter (Estados Unidos) – 11s19

3º Kerron Stewart (Jamaica) – 11s30

4º Vitória Rosa (Brasil) – 11s59

Paralímpico:

1º Richard Browne (Estados Unidos) – 10s88

2º Felix Streng (Alemanha) – 11s10

3º Paul Peterson (Estados Unidos) – 11s62