Nasci e passei parte da infância num lugar quente, em Ituporanga, mas pelo vento gelado e pelas temperaturas baixas me apaixonei.

Continua depois da publicidade

Urupema ainda é uma cidade pequena, mas há duas décadas era ainda menor. Comecei a trabalhar na rede municipal e fui muito bem aceita. Entendi então o quanto a população é acolhedora e nos faz sentir sempre bem.

Lembro que uma das minhas primeiras surpresas foi o quanto o município é limpo. O tempo foi passando e cada vez mais me encantei por este lugar. O frio foi me arrebatando a cada novo inverno.

Mas foi em 2010 que presenciei o mais lindo espetáculo feito pelos flocos de neve, que caíam lentamente. Eu já vi neve caindo pela janela. Mas não daquela maneira.

Era final de julho quando estava em casa depois que as aulas foram suspensas por causa do frio. Minhas filhas me convenceram a subir até o Morro das Torres. O que vi lá nunca mais vou esquecer. Só presenciando para descrever a sensação.

Continua depois da publicidade

Todo o ano tem uma surpresa diferente do frio, como cachoeira congelada e campos com geada. Não faltam lugares para se conhecer em Urupema. Há casas e chalés disponíveis para os turistas, supridos com os tradicionais fogões a lenha. Conforto básico que não pode faltar.

“O futuro da cidade vai se basear no turismo”. Amarildo Luiz Gaio prefeito

? População: 2.476 habitantes

? Localização: Serra, a 53,6 km de Lages

? Área: 353,13 quilômetros quadrados

? Emancipação: 4/ 1/ 1988

? Particularidades: em janeiro tem temperatura média de 17° C e, em julho, em torno de 8° C

? Pontos turísticos: Trutas no Rio Canoas, Taipas, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz Sant?Ana, cascata que congela e Morro das Torres