O uruguaio Jorge Soto venceu a segunda etapa da Rutas de América e assumiu a liderança geral da competição. O ciclista completou os 150,3 quilômetros do percurso, entre José Pedro Varela e Melo, em três horas e 17 minutos.
Continua depois da publicidade
O trabalho das equipes fez a diferença nesta segunda etapa que, para grande parte dos ciclistas, foi a mais díficil até agora. O atletas norte-americanos da equipe Competitive Cycling andaram na frente do pelotão principal a maior parte da etapa, uma estratégia para manter o ciclista Mike Olheiser na ponta, mas, nos 30 quilômetros finais, a equipe Porongos conseguiu levar Soto até a reta final na frente.
– Na primeira etapa a estratégia não deu certo, mas nesta quarta-feira foi perfeito, até o vento ajudou – explica Soto, que é o atual campeão da Rutas de América.
No começo da prova e nos 10 quilômetros finais o vento estava a favor dos ciclistas, o que ajudou a equipe de Soto a subir a média de velocidade de 44 km/h da primeira etapa, para 45,6 km/h na segunda etapa.
Continua depois da publicidade
O melhor brasileiro até agora é Alex Diniz, que completou a etapa em 14º, e na geral esta em 12º, e sua equipe, Real Ciclyng, de Sorocaba-SP, é a quarta colocada no geral.
O ciclista Rafael Gasparini sentiu dores na coxa direita, desistiu da etapa e está desclassificado. A largada da terceira etapa, nesta quinta-feira, é na cidade de Pueblo Trigo, quando os ciclistas pedalarão a distância de 141 quilômetros até a cidade de Tacuarembó.
Classificação da 2ª etapa:
1 – Jorge Soto (URU)
2 – Chad Beyer (EUA)
3 – Alan Presa (URU)
4 – Pablo Pinto (URU)
5 – Francisco Mancebo (ESP)
Classificação Geral:
1 – Jorge Soto (URU)
2 – Pablo Pinto (URU)
3 – Alan Presa (URU)
4 – Chad Beyer (EUA)
5 – Francisco Mancebo (ESP)
Clasificação Geral equipes:
1 – Competitive Cycling (EUA)
2 – Porongos (URU)
3 – Villa Teresa (URU)
4 – Real Ciclyng (BRA)
5 – Amañecer (URU)