O Ministério do Turismo uruguaio oferecerá até 20 litros de combustível, jantares para duas pessoas e visitas guiadas aos turistas nacionais e estrangeiros que se registrarem em qualquer hotel do país durante a segunda quinzena de fevereiro, quando a afluência de visitantes cai. Além disso, os visitantes que já tenham estado no Uruguai e retornarem durante a baixa temporada poderão se beneficiar de um sistema de descontos estipulado pela pasta com operadores privados de todo o país, segundo revelou o ministro Héctor Lascano.

Continua depois da publicidade

O governo também iniciará durante este ano um plano de promoção interna que subvencionará as empresas que ofereçam pacotes turísticos no Uruguai. O ministro lembrou a importância de fomentar o turismo “social e interno”, que movimenta cerca de US$ 400 milhões anuais no país.

Ainda não há dados sobre os deslocamentos turísticos durante o Carnaval, mas a perspectiva é “positiva” e Lascano assegurou que a ocupação na zona leste do país, nos balneários de Punta del Este, San Carlos e Piriápolis, é “muito boa”. O volume de turistas que vão ao Uruguai durante a primeira quinzena de janeiro de 2008 cresceu 17% em relação ao mesmo período de 2007, com a chegada de 68.425 visitantes ao país na primeira semana do ano.