A seleção uruguaia, concentrada desde segunda-feira em um hotel de Sete Lagoas, em Minas Gerais, para disputar a Copa do Mundo, decidiu iniciar o torneio com um vídeo para motivar os torcedores. O clipe está na página da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) no Youtube, e teve mais de 18 mil visualizações até o início da tarde desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

> Últimas notícias sobre a Copa

> Fique por dentro da tabela da Copa do Mundo

> Escale sua Seleção de todos os tempos e compartilhe

Continua depois da publicidade

> Confira os convocados de todas as seleções que disputarão a Copa

> Mostre que você conhece os astros do futebol mundial

Craques da Celeste fazem parte do vídeo institucional, promovido pela AUF. O atacante Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, o zagueiro Diego Godín, do Atlético de Madrid, e a estrela do time, Luis Suárez, do Liverpool, além do técnico Óscar Tabárez, deixam suas palavras na gravação. Na essência, todos pedem para “despertar a mística celeste”.

Antes de imagens da equipe, o clipe, de pouco mais de um minuto de duração, faz referência às dificuldades que o time pode encontrar no Brasil e que deve superar apelando para esta mística e aos valores tradicionais e históricos do futebol uruguaio.

– Sabemos que o Mundial vai ser muito difícil. Alguns dizem que é impossível. Falam de grupo da morte, de sedes afastadas e um monte de coisas mais – afirma a locução no início do vídeo, ao mesmo tempo que aparecem imagens de um campo de jogo intercaladas com momentos da seleção do Uruguai. O locutor também afirma:

– Com trabalho duro e humildade, e tentando ser melhores a cada dia, o brilho de nosso uniforme será mais intenso e desatará uma força muito poderosa, a mística, e quando esta força desperta não existe mais impossível.

Continua depois da publicidade

O clipe ainda faz referência à superação e aos momentos mais difíceis, com a imagem de Luis Suárez evitando um gol da seleção de Gana com a mão. A “defesa” feita pelo atacante lhe custou a expulsão no fim da prorrogação das quartas de final da Copa da África do Sul, em 2010, em que a Celeste venceu nos pênaltis e avançou até a semifinal daquele Mundial, quando perdeu para a Holanda por 3 a 2.

O Uruguai estreia na Copa do Mundo no próximo sábado contra a Costa Rica, na Arena Castelão, em Fortaleza. A Celeste está no grupo D, que conta ainda com Inglaterra e Itália.

Assista ao vídeo

* Zero Hora, com agências