País pequeno, do extremo sul da América do Sul, o Uruguai encarou a Fifa. Desistiu de treinar pela primeira vez no estádio que vai receber neste domingo, às 19h, o primeiro jogo do Grupo B da Copa das Confederações.

Continua depois da publicidade

Como protesto pelo tratamento de segunda classe que alega ter recebido em Recife nos últimos dois dias não seguirá o protocolo natural da Fifa, sempre adotado por todas as seleções. Que é conhecer 24 horas antes de uma partida oficial o campo de jogo.

O adversário, a Espanha, treinará normalmente na nova Arena Pernambucana a partir das 17h30min. Só o treinador Óscar Tabárez e outros integrantes da comissão técnica seguirão à tarde até a cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, endereço da Arena Pernambuco, capaz de abrigar 44.248 torcedores.

Tabárez, por sua vez, atenderá a exigência da Fifa, que pede uma entrevista coletiva do técnico na véspera de um jogo oficial. Os três últimos dias do Uruguai na capital pernambucana foram confusos. O voo atrasou mais de três horas. A chuva e as más condições dos gramados do CT do Sport do Estádio do Arruda impediram trabalhos com bola na quinta-feira. A saída foi manter o condicionamento físico numa academia na Praia de Boa Viagem, enquanto a Espanha treinava no novo CT do Náutico, que tem igual a da Arena.

Na sexta-feira, entre ida e volta, o ônibus da delegação gastou quase três horas entre o CT do Sport e o hotel da concentração.

Continua depois da publicidade