O Uruguai está se tornando especialista em repescagens para a Copa. Pela quarta vez consecutiva, os uruguaios precisam do playoff decisivo para tentar ir ao Mundial. Depois de Austrália (2002 e 2006) e Costa Rica (2010), agora a Celeste enfrenta a Jordânia, que sonha com a classificação inédita. O primeiro jogo é em Amã, capital jordaniana.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS: México enfrenta a Nova Zelância em repescagem para a Copa 2014
Continua depois da publicidade
Apesar de a base do time ser a mesma da África do Sul, onde o Uruguai alcançou as semifinais, a campanha nas Eliminatórias foi irregular. Em Montevidéu, o time de Oscar Tabárez empatou com Venezuela, Equador e Paraguai, e foi goleado por Colômbia, Argentina e Bolívia, fora. Pressionados nas rodadas finais, Suárez e cia venceram quatro dos últimos cinco jogos e se garantiram na repescagem.
De acordo com a imprensa local, o técnico pode inclusive deixar o comando da seleção se não conseguir trazê-la ao Brasil, mesmo contra a vontade da Associação Uruguaia.
Quinze ônibus com uruguaios sairão de Tel-Aviv para Amã
Houve pouca renovação no time após o ótimo resultado na Copa passada. Apenas dois jogadores da equipe titular que entra em campo hoje não estavam em 2010. A mudança mais significativa é a reserva de Forlán, escolhido melhor jogador daquele Mundial.
Continua depois da publicidade
Para esta quarta, Tabárez terá o desfalque do goleiro Fernando Muslera, que quebrou um dedo do pé direito. Ele será substituído por Martín Silva, que se destacou na Libertadores com o Olimpia. A fanática torcida do Uruguai não deixará a Celeste sozinha no Oriente Médio. Cerca de 15 ônibus de uruguaios que moram em Israel sairão hoje de Tel-Aviv, a cerca de 110 quilômetros de Amã.
País com mais de 6 milhões de habitantes, a Jordânia se classificou pela primeira vez para a repescagem intercontinental. Apesar de não serem favoritos, ainda mais depois da troca de técnico – Hossam Hassan assumiu em junho -, os jordanianos derrotaram, nos pênaltis, o Uzbequistão no playoff asiático. O principal jogador da equipe árabe é o meia Hassan Mahmoud, armador e vice-goleador das Eliminatórias do continente. O zagueiro Lugano disse ontem que vai marcá-lo como se fosse Messi ou Cristiano Ronaldo.
Repescagem intercontinental – 13/11/2013
JORDÂNIA
Sabbah; Mustafa, Zahran, Attiah, Bani-Yaseen; Aldmeiri, Morjan, Abu-Hashhash, Hassan Mahmoud, Ahmed Hayel, Mossab Al-Laham
Continua depois da publicidade
Técnico: Hossam Hassan
URUGUAI
Martín Silva; Maxi Pereira, Lugano, Godín, Cáceres; Arévalo Ríos,Cristian Rodríguez,
Lodeiro, Stuani; Cavani, Luis Suárez
Técnico: Oscar Tabárez
Horário: 13h
Arbitragem: Svein Oddvar Moen, auxiliado por Kim Haglund e Frank Andas (trio Fifa da Noruega).
O jogo no ar: SporTV 2 e ESPN transmitem.
Local: Estádio Internacional de Amã, capital da Jordânia.