Um urubu foi encontrado dentro do banheiro de um dos blocos da Unochapecó em Chapecó na quarta-feira (18). O fato ganhou repercussão depois que a estudante Carolina Werlangum postou o registro na sua rede social. Na foto, o animal aparece pousando sobre um vaso sanitário.
Continua depois da publicidade
> Jaguatirica atropelada se recupera e é solta em Chapecó; veja vídeo
— Eu recebi a foto em grupo de trabalho e resolvi postar. Depois disso a foto bombou a já ganhou vários memes. Da última vez que olhei, a publicação já tinha mais de 3 mil curtidas — afirma.
Conforme informações repassadas pela universidade, o animal foi resgatado e por estar com uma das asas machucada, foi encaminhado para a casa da professora e bióloga Eliara Solange Müller, que vai auxiliar na recuperação do urubu.
O animal está sendo medicado e a expectiva é que a soltura seja feita até o próximo domingo (22). A bióloga disse não saber por que o animal foi parar no banheiro, mas levantou algumas suspeitas.
Continua depois da publicidade
— Ainda é difícil explicar. Ele não está conseguindo voar, pode estar machucado e por isso buscou se abrigar. Outras hipóteses são: ele pode ter sido atraído por algum odor, estar procurando lugar para reproduzir ou simplesmente pousou no interior do prédio para descansar e se ‘perdeu’, indo parar no banheiro e não conseguindo mais sair do prédio — disse Eliara.
Confira o post que viralizou no Twitter:
UNOCHAPECÓ ??????????????????????? pic.twitter.com/ZnoUBU8ikY
— calu but now urubu (@caluwerlang) November 19, 2020
Segundo a universidade, o animal é da espécie urubu-de-cabeça-preta e é comum de ser encontrado na área urbana da cidade. As fêmeas são maiores, pesando em torno de 1,9 Kg, já os machos pesam em torno de 1,2 kg. Esses animais são importantes para o meio ambiente, e o fato de se alimentarem de animais mortos impacta, inclusive, em nossa saúde.
— Eles ajudam no controle ecológico e sanitário dos ambientes, eliminando 95% das carcaças do ambiente. Sem o serviço deles, as carcaças poderiam demorar até quatro vezes mais para se decomporem, o que aumentaria muito os riscos à saúde de todos. Os urubus não transmitem doenças. Caso apareçam na sua residência e você não se sinta seguro com o animal, você pode espantar ele (sem machucar) — explica Eliara.

Leia Mais:
> Jacaré é flagrado andando pelas ruas de Tijucas; veja vídeo
Continua depois da publicidade