Um dos destinos da Serra catarinense mais procurados pelos visitantes é Urubici. O município, com uma população de aproximadamente 11 mil habitantes, fica localizado no coração da região e encanta pelas belezas naturais, história e diversidade cultural.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A história de Urubici remonta ao século 18, quando a região era habitada por povos indígenas, principalmente os Xokleng. No entanto, o desenvolvimento teve início com a chegada dos imigrantes europeus no final do século 19. A cidade foi oficialmente fundada em 6 de dezembro de 1956, mas as raízes culturais e históricas são profundas e diversificadas, refletindo a mistura de influências indígenas e europeias.

Com tango e lançamentos, evento cultural triplo reúne centenas de pessoas na Serra de SC

Na economia, o município se destaca pela agricultura e o turismo, que atualmente desempenha um papel fundamental. Urubici é um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo. Com paisagens de tirar o fôlego, oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, escaladas e passeios de observação da fauna e flora.

Continua depois da publicidade

Em resumo, Urubici é um município que combina história e uma cultura vibrante, tudo isso emoldurado por uma das paisagens mais belas de Santa Catarina. Seja para quem busca aventuras ao ar livre, tranquilidade ou um mergulho na história e cultura locais, a cidade oferece uma experiência única e inesquecível.

Pontos Turísticos

O roteiro turístico inicia pelo Centro do município na Catedral Nossa Senhora Mãe dos Homens, que impressiona pela arquitetura que mistura o estilo gótico com clássico, sendo uma das maiores de Santa Catarina. Além disso, a região oferece prédios históricos que ainda guardam muito da origem de Urubici.

O Morro da Igreja, com seus 1.822 metros de altura, é um dos principais pontos turísticos da região, com uma vista deslumbrante, que em dias de tempo limpo permite ver até o Litoral de Santa Catarina. De frente para o Morro da Igreja fica outro cartão postal da região: a Pedra Furada, uma formação rochosa com circunferência de cerca de 30 metros de diâmetro. O local fica a 29 quilômetros do Centro de Urubici, todo asfaltado, com estacionamento no local, além de rampas de acessibilidade.

Mas, para quem prefere chegar ao local de um jeito mais aventureiro, dentro do Parque Nacional de São Joaquim existe uma trilha que leva até a Pedra Furada com aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão e nível moderado. Neste caso, vai-se de carro até o topo do Morro da Igreja e de lá começa a aventura pela trilha até a Pedra Furada. O trajeto de ida e volta tem duração de cerca de 5 horas, tempo para contemplar paisagens incríveis.

Continua depois da publicidade

Outro local de vista incrível é o Morro do Campestre, local com o melhor pôr do sol da região, que pode ser apreciado do alto da curiosa formação rochosa de arenito que se encontra a 1.380 metros acima do nível do mar. O caminho até o topo é asfaltado e há estacionamento para deixar o carro e seguir a pé até o topo através de uma escadaria.

O Cânion do Espraiado também faz parte do roteiro turístico de Urubici. Da borda dos penhascos é possível observar as escarpas, cachoeiras e paredões com mais de mil metros de altura. É o cenário perfeito para lindas fotos. O caminho até lá não é dos mais fáceis. Para subir até o topo é necessário enfrentar uma estrada acessível somente com veículos 4×4. Em seguida, há uma trilha que possui 12 quilômetros de extensão e é considerada pesada. São 8 horas somente de ida. O conselho, além do preparo físico, é o acompanhamento de equipe profissional em trilhas.

Outro local de peregrinação dos turistas é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde foram aproveitados os paredões rochosos para construir o local. A gruta fica a 10 quilômetros de distância da cidade e a entrada é gratuita.

As cachoeiras de Urubici também são atrações imperdíveis. A Cachoeira do Rio dos Bugres possui uma beleza sem igual. Ela fica a cerca de 23 quilômetros do Centro de Urubici e a queda d’água de 220 metros de altura impressiona.

Continua depois da publicidade

Já a Cascata do Avencal, com queda d’água de 100 metros de altura, é um passeio para toda a família. Com ótima infraestrutura, recebe visitantes de todas as idades. Ali é possível apreciar o mirante de vidro, experimentar o arvorismo, tirolesa e até o famoso pêndulo.

A mais famosa delas é a Cascata Véu de Noiva, que desliza suas águas por 65 metros de altura. O local também tem restaurante, pousada, além de outras atividades como tirolesa e trilha. Também é uma opção para ir com a família.

Veja fotos de Urubici

Leia mais

Os encantos do Altos da Serra do Corvo Branco em SC

São José do Cerrito vista de cima: a história e os atrativos turísticos da cidade da Serra de SC