No verão é possível contemplar mais de 70 quedas d’água. As principais são de Avencal, com 100 metros de queda livre, e a Véu de Noiva, no acesso ao Morro da Igreja.

Continua depois da publicidade

Do morro é possível ver a Pedra Furada, formação rochosa natural com abertura de 30 metros de diâmetro em plena rocha basáltica, fruto dos últimos derramamentos de lava da antiguidade e da ação do tempo.

O Morro da Igreja é um dos pontos mais visitados e onde as temperaturas mais baixas atraem muita gente. Para o viajante mais aventureiro, a natureza reserva um passeio pelo Campo dos Padres, que só pode ser feito com veículo com tração nas quatro rodas.

Não importa o meio de subir até lá, mas sim a travessia por lindos campos de altitude, pelos cânions e pela nascente do Rio Canoas, um dos maiores do Estado. Abaixo do Campo dos Padres fica a Serra do Corvo Branco. A construção foi um verdadeiro desafio à engenharia.

O corte na rocha com cerca de 90 metros de altura parece um portal que leva a um novo mundo. É indescritível a sensação de atravessá- lo e ver toda a magnitude da serra com as curvas fechadas.

Continua depois da publicidade

O futuro do município vai ser irremediavelmente consagrado pelo turismo. Fidelis Schappo, prefeito

? População: 10.767 habitantes

? Localização: Serra, a113 km de Lages

? Área: 1.019,24 quilômetros quadrados

? Emancipação: 6/ 12/ 1956

? Características: agricultura e pecuária

? Particularidades: é conhecida como Terra das Hortaliças

? Pontos turísticos: Cachoeiras do Avencal e dos Namorados, Cascata Véu de Noiva, Serra do Corvo Branco e Morro da Igreja