O urso grolar é um exemplo interessante de animal híbrido. Ele nasceu do cruzamento entre um urso polar (Ursus maritimus) e um urso pardo americano (Ursus arctos horribilis). A história do urso grolar é um dos casos nos quais não houve intervenção direta do ser humano.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

A hibridização em animais é tão difícil de ocorrer como se pode supor. Só para lembrar, o caso mais conhecido de hibridização é o da mula, resultado do cruzamento entre um burro e uma égua.

É fato que a grande responsável pelo surgimento do urso grolar foi a própria natureza.

No entanto, pode-se dizer que a hibridização ocorreu porque muitos ursos polares tiveram que migrar para territórios que não eram os seus habituais. Isso por causa das mudanças climáticas, provocadas principalmente pelo estilo de vida humana.

Continua depois da publicidade

O fato é que a fauna nativa das áreas polares foi forçada a migrar em busca de melhores habitats e comida para sobreviver.

Os ursos polares estão entre os animais que fizeram essa viagem sem volta. Tiveram que explorar outros territórios em busca de alimento e condições para subsistir. Nessa procura, chegaram aos rios em que os ursos pardos caçavam peixes.

Além disso, tratava-se de uma outra espécie de urso com a qual poderia acasalar. Cruzaram e deram início à espécie de urso grolar.

As mudanças climáticas têm, de fato, aumentado a migração dos ursos polares. Eles têm que fugir das temperaturas mais altas. E acabam seguindo para regiões mais frias, onde encontram os ursos pardos.

Continua depois da publicidade

Tendo em vista esse deslocamento maior, a espécie polar vai para um espaço que não ocupava antes, acasalando-se com outras espécies de ursos. Devido a este movimento, está havendo a expansão do contingente de urso grolar.

O urso grolar pode ultrapassar os cinquenta quilômetros por hora
O urso grolar pode ultrapassar os cinquenta quilômetros por hora (Foto: Banco de Imagens)

> Piolho de galinha em humanos tem sintomas que podem assustar

Conheça as características do urso grolar

Como o urso grolar é fruto do acasalamento de duas espécies diferentes, o polar e o pardo, surge a indagação: a natureza, provocada pelo ser humano, gerou uma aberração? Aqui vale sublinhar que dois códigos genéticos associados não produziram animal algum com anomalias.

Em vez disso, criou-se um animal com características que o colocam em vantagens em relação a outras espécies. Como é um animal híbrido, o urso grolar tem características tanto do urso polar, quanto do urso pardo. Veja as demais características:

Continua depois da publicidade

  • Em geral, o pelo é da cor marrom ou uma mistura entre marrom e branco
  • O corpo de um urso grolar é menor que um urso polar. Mas maior, se comparado com o urso pardo
  • Por outro lado, sua cabeça fica entre a cabeça mais larga e a mais magra do urso polar
  • De todo modo, o urso grolar tem pescoço longo como os dos ursos polares e pequenas corcundas nos ombros, como os ursos pardos
  • Já as solas dos pés estão parcialmente cobertas por pelos
  • Se comparado com seus pais, o urso grolar tem um tamanho intermediário. Pode atingir cerca de 2 metros quando fica em pé. E com as quatro patas no chão, ultrapassa 1 metro, podendo alcançar 1,21 metro
  • Mesmo com todo esse tamanho, a agilidade é outra característica do grolar
  • Eles também são mais vigorosos e têm mais força do que seus ancestrais, facilitando a caça
  • Realmente, sua força e agilidade, combinadas com características físicas como garras longas e músculos bem desenvolvidos, fazem do urso grolar um grande caçador
  • Um aspecto interessante é sobre a velocidade que pode alcançar. O urso grolar pode ultrapassar os cinquenta quilômetros por hora. E, ao final, não aparenta estar cansado
  • Outra vantagem do grolar é a adaptabilidade. Essa espécie é mais resistente a diferentes tipos de clima e se adapta melhor a múltiplos ambientes
  • Além disso, o formato do crânio alongado confere ao urso grolar mais agilidade, sobretudo na hora de pescar
  • E justamente em razão dessas características físicas marcantes que o urso grolar é capaz de capturar presas grandes, como veados ou renas

O urso grolar e a evolução da espécie

Mas nem tudo são flores nesse universo de hibridização animal. Do ponto de vista evolutivo, o cruzamento entre animais e até plantas de espécies próximas pode dar origem ao aparecimento de uma nova espécie, sim.

O que pode ser positivo, como no caso do urso grolar. No entanto, às vezes, os descendentes híbridos são estéreis e são os únicos indivíduos. Um ponto importante é que se dois grolares acasalam, seus filhotes têm mais riscos de desenvolver malformações.

Outro aspecto negativo é que seu tamanho impossibilita a subida em árvores, o que pode parecer irrelevante ao mundo animal. No entanto, essa incapacidade dificulta uma reação de defesa muito comum para os ursos, quando estão perante um perigo iminente, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Habitat e alimentação do urso grolar

O urso grolar é mais visto em áreas de floresta e montanhas de regiões do norte da Ásia, Europa ou América do Norte. Geralmente entre os 1.200 e os 1.700 metros de altitude.

De todo modo, a maior população de grolares está localizada no Alasca, justamente por descender dos ursos polares. Para se ter uma ideia, a espécie de urso grolar é considerada a mais difundida em todo o planeta.

E do que se alimentam? Mesmo sendo animais onívoros e bons caçadores, o peixe e a carne não fazem parte de sua dieta diária. Em geral, se alimentam de frutas, folhas, raízes ou vegetais, que podem ser facilmente encontrados na floresta.

Curiosidades sobre o urso grolar

  • O primeiro urso grolar foi capturado em 2004, por um caçador de ursos-polares que estava no Canadá
  • Quando surgiu, era mais comum encontrá-lo em zoológicos. Hoje, é possível observar populações selvagens em territórios de proteção ambiental
  • São animais com muita energia, sendo classificados como hiperativos
  • O temperamento não é estável; pois são muito desconfiados e protetores de seu território
  • Normalmente, a espécie grolar é solitária, só se relacionando à época do acasalamento ou em regiões em que há alimentação abundante
  • Eles podem ser bastante agressivos, mas geralmente atacam apenas quando se sentem ameaçados ou se os filhotes estiverem em perigo

Continua depois da publicidade

Animais bizarros e curiosos vistos em SC

Leia também

Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar