As cerca de 1200 urnas eletrônicas que registrarão os votos de eleitores de Joinville, Garuva e Itapoá já começaram a ser distribuídas na tarde deste sábado. A movimentação no Expocentro Edmundo Doubrawa iniciou às 13 horas. As ruas Vargeão e Eduardo Krisch, que cercam o expocentro, permanecerão interditadas até o término da votação e da apuração neste domingo, comente os caminhões e motoboys a serviço da Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Joinville tem cinco zonas eleitorais. O chefe de cartório da maior delas, a nº76, Thiago Ramos Magalhães, acompanhou o carregamento das caminhões. As cinco fileiras onde estavam empilhadas as urnas encaixotadas foram classificadas por região. Servidores da justiça eleitoral, que vestiam coletes azuis escuros, fiscalizavam a entrada dos equipamentos nos caminhões. Cada um deles, segundo Thiago, tem a responsabilidade de acompanhar a entrega dos equipamentos, garantindo a eficiência do processo. A empresa Reunidas ganhou a licitação e fez o transporte.

No domingo, assim que se encerrarem as votações às 17 horas, motoboys levarão os envelopes brancos lacrados com as informações da apuração para o Edmundo Doubrawa.

– Cada urna tem um pendrive que registra os dados das votações – explicou o chefe da zona nº 76 – Os delegados de prédio entregam o pendrive para o motoqueiro e a urna para o motorista do caminhão – concluiu, esclarecendo que esse processo agiliza a contabilização dos votos.

Continua depois da publicidade

De 8 às 17 horas, as urnas permanecem em funcionamento para registro de votos. Não funcionarão nem antes e nem depois. Quem se adiantar, deve aguardar pacientemente pelo horário. Atrasos não serão tolerados, conforme esclareceu Magalhães, mas quem estiver aguardando na fila até as 17 horas poderá votar. Caso precise, você poderá justificar a ausência de seu voto em qualquer uma das sessões. Aqueles que votam em trânsito devem se dirigir às urnas do Sesc, em Joinville.