O teste de integridade das urnas eletrônicas de Santa Catarina começou na manhã deste domingo (6), às 8h, após o início das eleições municipais do Estado, e continuarão durante o dia, até as 17h. As 35 urnas previamente sorteadas passarão pelos procedimentos no Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de SC, os testes estão ocorrendo de forma ordeira, sem intercorrências.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Guia de candidatos e apuração em tempo real
Infográfico: A segurança antes, durante e depois da votação na urna eletrônica
Infográfico: A evolução das urnas eleitorais
Continua depois da publicidade
Infográfico:
De acordo com o juiz da Corte do Tribunal e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Adilor Danieli, esse teste serve para demonstrar a “inviolabilidade total da urna”, a fim de “dar segurança ao próprio eleitor.
Como funcionam os testes
Para a realização dos testes, 25 urnas sorteadas e que já estavam armazenadas nas suas respectivas zonas eleitorais estão no Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com o Tribunal Regional de Santa Catarina, cédulas de papel que foram preenchidas por voluntários com votos em candidatos reais foram digitadas nas urnas eletrônicas e, na sequência, depositadas em urnas de lona. Ao final da votação, é feito o batimento entre a contagem dos votos em papel e a totalização apresentada pelas urnas, a fim de comprovar o devido funcionamento do sistema eletrônico de votação.
Já o teste de autenticidade é feito em outras oito urnas eletrônicas sorteadas, na própria seção eleitoral onde ficará cada equipamento, pouco antes do início da votação. Para essa auditoria, o juiz responsável pela zona eleitoral coordena os procedimentos que permitem averiguar se as assinaturas digitais dos programas instalados nas urnas correspondem aos sistemas que foram lacrados em cerimônia pública do Tribunal Superior Eleitoral.
Outras duas urnas serão testadas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em frente ao prédio sede do TRE-SC, em um procedimento similar, mas com uma camada extra de auditagem. Nessas urnas, a etapa de liberação do sistema por meio de identificação biométrica será feita por eleitores voluntários que votam naquele local e são convidados a participar.
Continua depois da publicidade
Apuração ao vivo das Eleições 2024
O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais.
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.