O catarinense Dalírio Beber (PSDB) foi o 47º senador a questionar Dilma Rousseff (PT), em uma lista de 50 inquisidores, já no final da noite desta segunda-feira. Fez uma crítica política e disse que a petista não reúne mais condições de governar. Afirmou que a origem dos problemas políticos e econômicos tem origem na eleição passada.
Continua depois da publicidade
— O Brasil que você excelência apresentou aos brasileiros em 2014 não é o mesmo Brasil que entregou para si mesma governar.
Dalírio perguntou se Dilma acredita que os 54 milhões de brasileiros que votaram nela em 2014 ainda endossam seu governo e se um processo endossado pelo Congresso e pelo STF é atentado à democracia. Em sua resposta, a petista disse que “todos são obrigados a respeitar a Constituição” e que isso vai além da crença política do senador tucano.
— O que está em questão aqui, senador, é o ano de 2015. A Constituição não permite que eu seja julgada pelo ano de 2014 e não vou responder ao senhor por isso.
A petista também disse que apenas o cumprimento do rito não garante a legalidade do julgamento e que considera a deposição um “golpe parlamentar”. Dilma não respondeu a pergunta sobre se acredita manter o endosso dos eleitores de 2014.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre o impeachment