Aceleração total antes do embarque para São Paulo. Assim foram os últimos dias de alunos de duas universidades de Joinville, que disputam, de quinta-feira até domingo, em Piracicaba (SP), a 18ª Competição SAE Brasil de Bajas. Tupy/Sociesc e Udesc confirmaram presença. O campus da UFSC de Joinville e a Univille não vão disputar.
Continua depois da publicidade
Os alunos sabem que não é fácil impressionar os especialistas na competição. Eles avaliam o projeto (por meio de relatórios e apresentação) e realizam testes de tração, aceleração e velocidade, além do concorrido enduro de resistência que tem quatro horas de duração e acontece em um terreno com obstáculos.
As três melhores equipes na soma geral dos pontos conquistam uma vaga para representar o Brasil no Baja SAE Wisconsin, de 7 a 10 de junho, nos Estados Unidos.
Michel Diego da Silva, 26 anos, capitão da equipe Ciser Ist Baja, da Sociesc, e aluno do último período de engenharia mecânica, sabe que é bem difícil chegar ao pódio, mas almeja ficar entre os dez melhores.
Continua depois da publicidade
– É a quinta vez que participamos. Na primeira, ficamos em 83º lugar e na última já estávamos em 11º. Acho que não é tão difícil agora subir uma posição-, diz.
Para isso, Michel conta com a ajuda de colegas, como Luís Felipe Camargo, que integra a equipe.
A equipe Velociraptor, da Udesc, também espera melhorar a posição em relação à última competição. Na última, terminou em 23º lugar.
– Mudamos bastante o carro. Agora, ele terá uma transmissão por engrenagem ao invés de corrente, e a suspensão traseira será independente-, disse Gabriel Augusto Presotto, 19 anos, aluno do terceiro ano de engenharia mecânica.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 25 estudantes fazem parte do projeto dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica.
O pessoal da UFSC Joinville teve problemas mecânicos no carro e as peças não ficaram prontas a tempo para a competição. Mesmo assim, os alunos irão até Piracicaba acompanhar a competição e assistir e documentar o evento.
Já a equipe Univille não conseguiu deixar o Baja pronto a tempo da viagem. As duas universidades prometem deixar tudo a ponto de bala para a disputa regional marcada para o fim deste ano.
Continua depois da publicidade
Os modelos
Os Baja SAE são protótipos de carros de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.