Até sábado a praia de Maresias, em São Sebastião (SP), recebe estudantes universitários de 10 estados que estão competindo num dos melhores palcos de surfe do país, no Lui Lui Surf Festival, o brasileiro de surfe universitário.
Continua depois da publicidade
Atletas do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte buscam o título nacional, que vale nada menos que um automóvel Renault e uma passagem aérea da TAM para Paris, na França, prêmio maior do que a maioria dos campeonatos profissionais.
Os primeiros candidatos entraram no mar nesta quarta, dia 3, para as triagens, disputada pelos surfistas que não se classificaram nos times oficiais de cada estado, nas sete seletivas ou nos circuitos estaduais.
Com ondas de meio metro e boa formação e sol, 32 surfistas buscaram as oito vagas restantes para o evento principal. O grande destaque do dia foi o paulistano Pedro Regatieri, aluno de Direito na Unip.
A partir desta quinta começa o evento principal, com a entrada dos favoritos ao título. Entre os grandes cotados está o paulista Missilvano Alves, que busca o bicampeonato brasileiro.
Continua depois da publicidade
Além da masculina, o Lui Lui Festival terá a decisão dos títulos nas categorias individual feminina e tag team entre estados, onde os catarinenses tentam o tricampeonato, e por universidades, a novidade da temporada.
Estas duas últimas disputas prometem agitar o público na areia, pela grande movimentação. Os atletas competem em revezamento, semelhante ao da natação.
Mas a grande atração mesmo será a disputa feminina. As catarinenses Estrela Rangel (Ed. Física/ Ufsc), Larissa Barbieri (Administração/ Univali), Duty Rosti (Direito/ Univali) e Gabriele Borges (Turismo/ Unisul) chamam a atenção pela beleza e querem mostrar que também são boas nas ondas.
Estrela, que hoje é apresentadora de TV, num programa de surfe, compete praticamente em casa. Na verdade, ela é paulista de nascimento e começou a surfar justamente em São Sebastião.
Continua depois da publicidade