Quem imaginaria que um grupo de 34 universitários da PUC (Pontifícia Universidade Católica – PR) escolheria o Monte Serrat, comunidade de Florianópolis para passar suas férias. O motivo? Aproveitar esse tempo para fazer serviços voluntários nos projetos sociais do Centro Cultural Escrava Anastácia e o Centro Social Maristas.
Continua depois da publicidade
O grupo chamado de Pastoral da PUC é na verdade um projeto comunitário. E muitos moradores do morro cederam um lugarzinho nas suas humildes casas para abrigar toda essa garotada.
Lei dos adolescentes
As leis que tratam dos direitos do adolescentes no Brasil são as melhores do mundo. Tão boas e idealistas que se tornam inviáveis em um país tão violento e antagônico como o nosso.
Continua depois da publicidade
Carregadas de compaixão, boas intenções e politicamente corretas, as leis brasileiras, que tratam do adolescente, estão para além da nossa realidade, teríamos que evoluir, e muito, em nosso quadro moral e educacional para que elas tivessem valor efetivo. Mas quem terá coragem e disposição para mudá-las?
Heróis do morro (1)
Nesta série, falamos de pessoas que quebraram barreiras e se superaram apesar dos obstáculos. Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, em Minas Gerais, no ano de 1914. De família pobre, teve que trabalhar cedo para ajudar em casa.
Mudou-se para São Paulo e foi morar na favela do Canindé. Ganhava o sustento catando papel. Um dia, no meio do lixo, encontrou uma caderneta, onde passou a registrar seu cotidiano de favelada.
Continua depois da publicidade
Heróis do morro (2)
Descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, Carolina teve suas anotações publicadas em 1960 no livro Quarto de Despejo, que vendeu mais de 100 mil exemplares. A obra foi traduzida para 29 idiomas. Em 1961, o livro foi adaptado como peça teatral e filme, na Alemanha. Em 1963, Carolina publicou Pedaços da Fome.
Ela foi uma das duas únicas brasileiras incluídas na Antologia de Escritoras Negras, publicado em Nova York. Também está incluída no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis. Faleceu em fevereiro de 1977.
Recorde de Eminem
Eminem acaba de bater um novo recorde, ele se tornou o primeiro artista a vender 1 milhão de cópias digitais de um álbum nos Estados Unidos. O recorde foi conquistado com o disco Recovery, lançado no ano passado.
Continua depois da publicidade