Muitos leitores da Hora são estudantes e estão completando o ensino médio. Esta informação é para vocês: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possibilita o acesso de jovens a diversas instituições da rede pública e privada do Brasil, podendo ser considerado o principal meio de entrada para o ensino superior.

Continua depois da publicidade

O que muitos não sabem, é que há pouco tempo o exame também se tornou uma forma de conseguir vagas em universidades no exterior. Diversas instituições em Portugal e Reino Unido estão utilizando o Enem para selecionar novos alunos e até inseri-los em programas de bolsa.

Confira algumas opções selecionadas pela Fundação Estudar que busca democratizar o estudo no exterior para que o jovem brasileiro tenha acesso a uma formação de excelência e possa, no futuro, colocar em prática, gerando mais resultado e impacto ao seu redor: Instituto Politécnico de Leiria (tem uma página focada em estudantes brasileiros com informações que vão do processo de candidatura às vagas até custos); Universidade de Coimbra (a mais antiga de Portugal, foi a primeira instituição de ensino estrangeira a aderir ao Enem); Universidade de Lisboa (a maior de Portugal, e usa notas de corte que variam de acordo com o curso escolhido e há que fazer a conversão dos pontos para equivaler a escala portuguesa); Universidade de Oxford (assim como outras do Reino Unido, como Kingston e Bristol, considera a nota do Enem para o ingresso em um curso de graduação, mas também podem pedir a realização do vestibular local).

Se você quiser mais informações entre em
www.estudar.org.br.

Continua depois da publicidade