A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está oferecendo assistência jurídica gratuita para pessoas carentes em seus escritórios modelos de advocacia (EMA), instalados nos campi da instituição em São José, Biguaçu, Tijucas, Balneário Camboriú e Itajaí. O atendimento é opção de acesso à Justiça para a população carente das regiões em que há o serviço e sua importância pode ser percebida pelo número diário de consultas realizadas. As demandas mais procuradas são causas cíveis, com a liderança de disputas familiares e de juizado especial.

Continua depois da publicidade

Segundo a professora Tania Margarete de Souza Trajano, responsável pelo EMA em São José: "Sem o atendimento gratuito dificilmente estas pessoas conseguiriam resolver os seus problemas judiciais, por causa dos preços cobrados pelos advogados, inclusive nos casos de deferimento da justiça gratuita e nomeações do judiciário, e das custas judiciais".

Seguindo os preços mínimos estabelecidos pela OAB, o custo final de uma ação varia pela experiência do advogado escolhido e o tempo em que a ação se desenrola na Justiça. Nos escritórios modelos de advocacia da Univali, todos esses serviços são gratuitos.

​​​​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade