As mães que frequentam o campus 3 da Furb em Blumenau agora têm um local pensado para a amamentação dos bebês. A sala é resultado do projeto de extensão Educação em Saúde Materno Infantil, e é o primeiro local adequado para as mulheres amamentarem ou tirarem leite com privacidade dentro da universidade.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O espaço foi inaugurado oficialmente na última quarta-feira (18), na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.
A presidente do comitê regional de aleitamento materno, Elizabeth de Souza, explica que é muito importante que durante o período que a mãe está longe do bebê ela possa extrair o leite e reservar para alimentar a criança em outro momento.
Como o leite humano é perecível, a mulher precisa de condições higiênicas em um ambiente limpo, com água, privacidade e uma geladeira para fazer esse procedimento.
Continua depois da publicidade
Ana Marise Pacheco, coordenadora do projeto de extensão, comenta que a vontade de montar a sala era antiga, e que agora ela espera que outras instituições, empresas e campi da Furb implementem algo parecido.
O projeto atua desde 1996, e promove conversas com gestantes para abordar o aleitamento materno, orientação nutricional na gestação, introdução da alimentação complementar do bebê, cuidados gerais do recém-nascido, higiene bucal da gestante e dos bebês, trabalho de parto e métodos anticoncepcionais.
Para usar a sala as mães devem enviar uma solicitação com o nome completo e cargo ou vínculo para o e-mail emis@furb.br ou para o número (47) 9 9291-2801 no WhatsApp.
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Produtos criados por alunos rendem inédito pagamento de royalties à Furb
Continua depois da publicidade
Furb é orientada pelo MP a implantar sistema de ponto para os servidores
Gaspar aprova compra de terreno da Furb
Páscoa faz rede hoteleira de Blumenau ter o melhor mês de abril em 12 anos