O processo de internacionalização das companhias e instituições não é um fenômeno recente, ainda que nos últimos anos o tema tenha conquistado maior evidência devido à escala alcançada mundialmente. Esse ganho de escala deve-se à entrada de inúmeras empresas na competição pelo mercado internacional, estimuladas pela nova geografia econômica mundial que fez surgir novas potências econômicas, entre elas o Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a corrente de comércio internacional saltou de pouco mais de US$ 100 bilhões em 1950 para mais de US$ 35 trilhões em 2012.

O progressivo aumento do comércio internacional e, mais recentemente, da internacionalização das empresas, como por exemplo, a abertura de escritórios comerciais ou mesmo plantas produtivas em outros países, têm exposto um número cada vez maior de profissionais à necessidade de desenvolver uma carreira internacional.

O profissional que deseja seguir uma carreira internacional deverá estar preparado para atuar em qualquer parte do planeta, para executar tarefas e liderar equipes em um ambiente multicultural, além de saber se comunicar bem em outros idiomas.

É importante destacar a inter-relação existente entre a cultura organizacional nas empresas e o perfil dos egressos das instituições de ensino superior, que devem conduzir o seu processo de internacionalização institucional e educacional. A internacionalização do plano de educação proporciona um processo de ensino adequado para os estudantes internacionais nas universidades e prepara o caminho para desenvolver suas habilidades e atitudes universais em seu país.

Continua depois da publicidade

A partir dessas observações, presume-se que o amadurecimento do processo de internacionalização das universidades tem relação direta com o nível de internacionalização das empresas e da economia global.