Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento regional, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) chega aos 55 anos mostrando a que veio. Uma instituição que faz jus à sua rica história, fortalecendo laços em nível local, estadual e nacional, enquanto mantém conexões globais com mais de 40 instituições de ensino superior de 17 países, capacitando profissionais para um futuro repleto de possibilidades.

Continua depois da publicidade

A missão clara e objetiva faz com que a marca perpetue na memória dos catarinenses, tanto que em 2023 a instituição conquistou o Top Of Mind na categoria universidade, no Sul do Estado.

Contribuindo para a transformação social

Nas mais de cinco décadas, cerca de 50 mil estudantes passaram pelas salas de aula da Unesc, tornando-se protagonistas da mudança social. Diariamente, mais de 15,5 mil acadêmicos circulam pelo campus, compartilhando experiências e adquirindo conhecimento com os 1,5 mil professores e colaboradores, que atuam nas mais diversas funções. 

Com conceito máximo na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Unesc é reconhecida como uma instituição de excelência. Além disso, destaca-se como a mais empreendedora do Estado, com forte relevância nacional e internacional na Pesquisa e na Extensão. 

— Uma universidade democrática, com ensino de qualidade, onde estudantes, docentes e técnicos produzem e compartilham conhecimentos, desenvolvem suas potencialidades e contribuem para uma sociedade justa e com cada vez mais qualidade de vida — afirma a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Continua depois da publicidade

Uma das mais recentes transformações protagonizadas pela Unesc é a implementação da Graduação Multi – modelo de ensino pautado na experiência, que prepara os estudantes para atuarem em uma sociedade cada vez mais complexa e interconectada. 

— Muito mais do que uma mudança de matriz curricular, a Graduação Multi concebe um processo de repensar o currículo de modo mais integrado, flexível, conectado com as necessidades regionais, nacionais e mundiais — completa a reitora.

Números expressivos

Em meio às tantas ações que se refletem em desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida para a comunidade, as Clínicas Integradas da Unesc se destacam e se tornam um exemplo para organizações tanto no âmbito nacional quanto internacional.

No espaço, a universidade oferece atendimentos, gratuitos, nas mais diversas especialidades médicas, além de serviços de biomedicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, odontologia e psicologia, recebendo mais de 150 mil pacientes a cada ano. 

Continua depois da publicidade

Apesar do número expressivo, com a reforma da estrutura em andamento, a expectativa é de que o montante passe para 250 mil atendimentos ao ano.

História de sucesso

Em junho de 1968, Criciúma, a Capital do Carvão, polo regional de desenvolvimento econômico, abria os horizontes do Sul de Santa Catarina para o ensino superior. Uma necessidade latente, um desejo que aumentava à medida em que a cidade crescia, uma decisão que, anos mais tarde, transformaria a região, colocando no mercado milhares de profissionais com formação de excelência.

Fundada pelo ex-prefeito Ruy Hulse, a então Fundação Universitária de Criciúma (Fucri) oferecia apenas cursos de magistério. Aos poucos, novas graduações e especializações foram sendo implementadas. Gigante no seu papel comunitário e de ensino, mas já pequena em espaço físico, em 18 de novembro de 1997, a Fucri unificou as suas unidades e, oficialmente, transformou-se na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Confira novidades através do site da Unesc.