A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a décima melhor universidade da América Latina, de acordo com ranking publicado na terça-feira (12) no Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2024. A UFSC é a única catarinense na posição e a terceira federal do país dentre as reconhecidas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O ranking tem como critério de avaliação a Qualidade de Pesquisa, Indústria e Ambiente de Pesquisa, sendo que a universidade catarinense teve destaque nos critérios Indústria, em que ficou entre as seis melhores universidades, e Ambiente de Pesquisa, ficando entre as oito melhores.

Segundo a metodologia do THE, a instituição catarinense subiu nos indicadores de ensino, ambiente de pesquisa, indústria e internacionalização.

Na categoria Indústria, a UFSC subiu dois pontos em relação ao ano passado. Essa categoria analisa a capacidade de uma universidade auxiliar o setor industrial com inovações e consultoria, de forma que consiga transferir o conhecimento e seja observado parcerias em relação ao número de pesquisadores. Os dados são fornecidos pela Elsevier e referem-se a patentes publicadas entre 2019 e 2023.

Continua depois da publicidade

Além da UFSC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são as outras duas federais que compõe o ranking. A Universidade de São Paulo (USP) é quem lidera o ranking. A Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também estão entre as 10 melhores na América Latina.

Leia também

Após caso de barata em prato do RU, prefeito da UFSC é demitido

Contrato milionário dá à UFSC missão de apontar obras necessárias contra cheias em toda SC

MEC aprova criação do primeiro curso de doutorado da UFSC fora de Florianópolis