Pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele poderão se consultar gratuitamente neste sábado durante a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele da Univali em Itajaí. O atendimento será das 9h às 15h, na Unidade de Saúde Familiar Comunitária da universidade, no Bloco F7.
Continua depois da publicidade
A campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ocorre nas principais cidades do país. Em Itajaí, médicos dermatologistas e acadêmicos do curso de Medicina da Univali atuarão na ação nacional. Maurício Conti, professor que coordena a atividade, ressalta para a importância do diagnóstico precoce:
– As chances de cura são muito maiores quando o tumor é descoberto no início, especialmente o melanoma, que é o tipo maligno da doença – aponta.
Câncer de pele é o mais incidente
Conforme a SBD, o câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, somente este ano, 188.020 novos casos da doença devem ser registrados no Brasil.
Continua depois da publicidade
Os principais sinais de alerta da doença são feridas que não cicatrizam, especialmente em áreas do corpo que ficam expostas ao sol, ou pintas com mudança de cor e tamanho.
Trabalhadores que passam muitas horas expostos ao sol, como pescadores, agricultores e profissionais da construção civil devem redobrar os cuidados. Pessoas que já possuem casos de câncer de pele na família, que tomaram muito sol sem proteção, e as que têm pele, cabelos e olhos claros também são mais propensas à doença.