A Univali divulgou as primeiras imagens do Museu Oceanográfico, que será o maior do gênero na América Latina. Sob a curadoria do professor e pesquisador Jules Soto, o museu vai ficar em Balneário Piçarras e terá no acervo raridades como o imenso tubarão-baleia que encalhou em Porto Belo, em 2013, e foi conservado em formol, em um processo delicado que ocupou os pesquisadores nos últimos dois anos.

Continua depois da publicidade

As imagens do tubarão ainda não foram divulgadas, mas já foram adiantadas outras coleções que poderão ser vistas pelo público, como a maior coleção de conchas da América Latina _ inclusive duas das mais procuradas por colecionadores no mundo _ ; a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies; a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas; a segunda maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) do mundo, com exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.

Maior museu oceanográfico da América Latina inaugura em dezembro em SC

O acervo esteve, nos últimos anos, à disposição de pesquisadores de todo o país e também do exterior. A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente do sul do Brasil.

A exposição oceanográfica que será aberta ao público terá mil metros quadrados, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, um dos maiores museus de história natural da América Latina e o segundo maior museu oceanográfico do mundo.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 14 de dezembro. A visitação poderáser feita de terça-feira a sexta-feira das 14h às 20h e sábado e domingo das 10h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20. Colaboradores da Univali, assim como estudantes e pessoas acima de 60 anos, pagam meia-entrada. Grupos escolares, acima de 15 pessoas, pagam R$ 5.