Liverpool e Manchester United realizaram a melhor partida do futebol europeu no final de semana, mas terminaram empatados em um clássico que deu o que falar  – com muitas críticas a atenção do lateral Alexander-Arnold. Por sua vez, o Manchester City voltou a vencer e relembrou como era jogar bem com Pep Guardiola, com atuação de gala de Savinho. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No Espanhol, o Real Madrid assumiu a ponta da La Liga, em jogo no qual Vini Junior acabou expulso. No entanto, o noticiário chama atenção para o extracampo do Barcelona. O clube catalão luta na Justiça local para poder voltar a utilizar Dani Olmo e Pau Víctor – ambos tiveram os registros excluídos. 

Inglaterra 

Continua depois da publicidade

No maior clássico da Inglaterra, Liverpool e Manchester United empataram em 2 a 2 neste domingo em Anfield, em jogo da 20ª rodada da Premier League. Após um primeiro tempo sem gols, o confronto esquentou (e como) na segunda etapa. 

Comandado pelo português Ruben Amorim, o United explorou o tempo todo a instabilidade do lateral-direito Alexander-Arnold, um dos melhores jogadores do mundo na posição. Assim, abriu o placar com Bruno Fernandes (vídeo abaixo), em jogada nas costas de Arnold. O Liverpool reagiu em jogada individual do holandês Gakpo e em penalidade marcada por Salah. Em outra jogada criada pela ponta esquerda, Diallo recebeu cruzamento e deixou tudo igual. 

Em final de contrato, Alexander-Arnold tem sido especulado como reforço do Real Madrid, que perdeu recentemente o lateral Daniel Carvajal por grave lesão. O Liverpool, no entanto, tenta estender o vínculo do atleta. 

– Falamos de como o Trent é brilhante a atacar. Mas a defender hoje… meu Deus. Parecia coisa de criança. Estão falando que ele vai para o Real Madrid, mas se continuar assim vai parar no Tranmere Rovers [clube da quarta divisão inglesa]. Ele tem de fazer melhor  – criticou o ex-volante Roy Keane para a rede Sky Sports. 

Continua depois da publicidade

O Manchester City sendo Manchester City. O clube inglês voltou a mostrar que pode retomar o caminho de ser um dos maiores da Europa ao golear o West Ham por 4 a 1. Muito por causa da dupla Savinho/Haaland. 

O brasileiro fez uma atuação de Globo de Ouro, com direito a duas assistências e “um gol”. Aos nove minutos, o atacante brasileiro foi lançado na esquerda e bateu cruzado, mas como a bola desviou no zagueiro Coufal, a arbitragem assinalou contra. 

Savinho comemora com Haaland e faz o sinal de dois pra a segunda assistência (Reprodução/DAZN)

Aos 41, Savinho aplicou uma meia-lua no mesmo Coufal (veja abaixo), e fez cruzamento perfeito para Haaland desviar de cabeça. Aos 10 da segunda etapa, o brasileiro lançou o norugueguês, que tocou com categoria por cima do goleiro adversário. Phil Foden ampliou, enquanto Fullkrug descontou. 

Espanha 

Em um jogo maluco, o Real Madrid venceu o Valencia por 2 a 1 e assumiu a liderança da La Liga, em jogo atrasado válido pela 12ª rodada, por conta das inundações e enchentes graves na região. Hugo Duro abriu o placar para os donos da casa no segundo tempo e Vini Jr. acabou expulso por empurrar o goleiro Dimitrievski, em lance revisado pelo VAR. Mesmo com um a menos, o time merengue reagiu e virou com Modric e Bellingham.

Continua depois da publicidade

O Barcelona vive momento conturbado extracampo por conta da exclusão dos jogadores Dani Olmo e Pau Víctor junto a Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF). As duas inscrições foram canceladas em razão de um descumprimento nas  regras de controle financeiro da liga espanhola. O clube não enviou a documentação necessária para aumentar o orçamento da folha em tempo hábil. 

Mesmo assim, Dani Olmo e Pau Víctor foram relacionados para a disputa da Supercopa da Espanha. O Barcelona pediu revisão da situação dos atletas para o Conselho Superior do Desporto (CSD) da Espanha, em recurso que será avaliado nesta terça-feira. 

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal