O Manchester United tomou sufoco do rival Liverpool na segunda etapa, mas conseguiu manter a vantagem mínima conseguida no primeiro tempo, vencer por 2 a 1, e disparar na liderança do Campeonato Inglês.
Continua depois da publicidade
Com o resultado, os Red Devils chegaram a 55 pontos e, dependendo do jogo do vice-líder Manchester City, pode chegar a 10 pontos de diferença na tabela. O Liverpool permanece com 31, e um pouco mais longe da zona de classificação da Liga dos Campeões.
Mais uma vez, Van Persie fez a diferença. Com bonito gol, o holandês chegou a 17 na tabela de artilheiros. Suárez não foi bem e não fez nenhum gol, perdendo duas boas chances de empatar o jogo na segunda etapa.
O JOGO
No primeiro tempo, os Red Devils mal foram ameaçados pelos visitantes e criaram inúmeras chances de gol. O 1 a 0 que o United levou para o intervalo ficou barato para os Reds.
Continua depois da publicidade
O gol surgiu aos 19 minutos, quando Evra cruzou da ponta-esquerda para Van Persie completar para as redes, de primeira, e abrir o placar.
Aos 45, o atacante holandês quase fez o segundo, de letra, após boa jogada do brasileiro Rafael. O zagueiro Skrtel tirou em cima da linha e evitou o golaço do artilheiro.
Na segunda etapa, o técnico Brendan Rodgers resolveu ousar: tirou o volante Lucas, amarelado, e colocou o atacante Sturridge. Antes da substituição dar dividendos, o Liverpool sofreu mais um gol. Van Persie bateu falta, a bol desviou em Evra e ainda bateu em Vidic ampliar.
Com boa vantagem, o United cochilou e permitiu que o Liverpool diminuísse. Em saída de bola errada, a bola sobrou para Gerrard, que deu belo chute. De Gea deu rebote e Sturridge, o substituto, apareceu para marcar.
Continua depois da publicidade
A partir daí, os Reds passaram a agredir mais, com Borini e Downing aparecendo mais à frente e auxiliando Luis Suárez, que não esteve em tarde feliz, e perdeu duas boas oportunidades por dominar mal a bola.
As entradas de Smalling e Phil Jones no United frearam o ímpeto dos visitantes, mas aos 40′ o Liverpool teve uma chance final. Suárez invadiu a área de forma descoordenada e a bola sobrou para o canhoto Sturridge, com a perna direita, isolar. O atacante inglês ainda teve uma última chance de empatar. Pelo que jogou no segundo tempo, os Reds podem se sentir injustiçados em não conseguir pelo menos um ponto.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER UNITED 2 X 1 LIVERPOOL
Local: Old Trafford, em Manchester (ING)
Data-Hora: 13/1/2013 – 11h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Cartões amarelos: Evra (MUN); Lucas (LIV)
Cartões vermelhos: –
Gols: Van Persie 19’/1ºT (1-0), Vidic 9’/2ºT (2-0) e Sturridge 12’/2ºT (2-1)
MANCHESTER UNITED: De Gea, Rafael, Ferdinand, Vidic (Smalling 34’/2ºT) e Evra; Carrick, Cleverley, Young (Valencia – intervalo) e Kagawa (Jones 31’/2ºT); Welbeck e Van Persie – Técnico: Alex Ferguson.
LIVERPOOL: Reina, Wisdom, Agger, Skrtel e Johnson; Lucas (Sturridge – Intervalo), Gerrard, Allen (Henderson 34’/2ºT), Downing e Sterling (Borini 16’/2ºT); Suárez – Técnico: Brendan Rodgers.
Continua depois da publicidade