Sem antecipar quais serão os termos do acordo, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) anunciou nesta quarta-feira (13) uma parceria com o grupo empresarial de capital aberto Ânima, que deve compartilhar as atribuições da gestão da instituição. A negociação foi assinada durante a tarde desta quarta, com presença da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão.

Continua depois da publicidade

O objetivo é dar continuidade a história do educandário, que acumula dívidas superiores a R$ 700 milhões com débitos tributários e trabalhistas, além de contratos firmados com instituições bancárias e fornecedores, segundo Ministério Público de Santa Catarina.

Como a transação dessa sociedade depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, também, de manifestação favorável do MEC e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), as entidades encontraram um meio de gerir a universidade juntas durante o ano de 2020, tempo em que os órgãos regulatórios precisam para se manifestar sobre a transação.

Marca será mantida

A marca Unisul será mantida, mesmo após a transação. A Reitoria da Universidade também continua na cidade de Tubarão, onde a instituição teve origem. A universidade catarinense reúne cerca de 2,4 mil colaboradores e docentes e tem aproximadamente 19 mil alunos distribuídos em três campi: Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual, que tem sede em Palhoça e 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade