Com orgulho de ser a única universidade comunitária da Serra Catarinense, a Uniplac alcança 65 anos de história, que representam mais do que uma marca no tempo. A universidade celebra conquistas e compromissos de todos os que fazem parte da história e da comunidade acadêmica.
Continua depois da publicidade
— Celebrar os 65 anos de fundação da nossa Uniplac é motivo de orgulho, pois trata-se de uma grande instituição de ensino que faz parte da vida da Serra Catarinense. Nossos técnicos, professores e conselheiros abdicam de importantes momentos com as suas famílias para dedicarem-se à causa da Educação Superior de qualidade e para isso colocam seus conhecimentos e habilidades à disposição da nossa Instituição, contribuindo assim para o desenvolvimento regional de forma criativa e sustentável — ressalta o reitor da instituição, Kaio Amarante.
Chegar a esse marco representa mais do que uma marca no tempo. A universidade celebra conquistas e compromissos de todos os que fazem parte da história e desta comunidade acadêmica. Para o pró-reitor de ensino, professor Alexandre Tripoli Venção, a comemoração é um momento muito importante para toda a família Uniplac.
— É especial fazer parte dessa história de muitas entregas, pelos serviços aqui prestados para a nossa comunidade ou pela formação sólida de nossos egressos. Desta forma, é fundamental comemorar com nossos valorosos funcionários, técnicos e professores, que fazem a nossa Uniplac ser o que é — destaca o pró-reitor.
A trajetória
A história da Uniplac começa em 19 de julho de 1959, com a assinatura da lei municipal n° 255, tornando a Uniplac a pioneira no Ensino Superior da Serra Catarinense. A Associação Catarinense de Cultura (ACC) estabeleceu as bases para o ensino superior na região, fundando as primeiras faculdades em Lages. Desde então, a instituição evoluiu significativamente, transformando-se da Fundação Educacional de Lages (FEL) para a Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC).
Continua depois da publicidade
Ao longo dos anos, a Uniplac ampliou sua base acadêmica, abraçando novas áreas de conhecimento e fortalecendo sua presença na comunidade. A busca pela excelência acadêmica foi evidenciada pela criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em 1984, seguida pelo lançamento de programas de pós-graduação em 1987.
Na década de 90, a Uniplac iniciou o processo de se tornar uma universidade, alcançando o reconhecimento oficial em 1999. A migração para o Sistema Federal de Ensino em 2014 e a autorização para oferecer cursos de Educação a Distância (EAD) em 2015 demonstraram sua adaptabilidade e inovação.
A estruturação da pós-graduação lato sensu, juntamente com a criação dos programas de pós-graduação stricto sensu, como os mestrados em Educação, Ambiente e Saúde, e Sistemas Produtivos, avançou ainda mais em 2023 com a aprovação do primeiro programa de doutorado da instituição, intitulado Doutorado em Ambiente e Saúde.
Em 2024, ao completar 65 anos, a Uniplac reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, pesquisa de ponta e extensão comunitária. Recebendo reconhecimento através do prêmio Top of Mind de forma consecutiva, a Uniplac continua a ser um pilar fundamental no cenário educacional da Serra Catarinense, inspirando gerações e impulsionando o desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade