O Hospital da Unimed, de Joinville, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI no último domingo (7). Em um comunicado publicado nas redes sociais, a unidade afirmou que não tem mais vagas disponíveis para pacientes com Covid-19 ou com outra doença. Na manhã desta segunda-feira (8), os leitos permaneciam lotados.
Continua depois da publicidade
> Hospital Bethesda esgota capacidade máxima de atendimento em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A Unimed tem 29 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e oito vagas para pessoas com outras doenças. Na noite de domingo, dois pacientes – um deles, entubado – aguardavam no pronto-atendimento por leitos de UTI e outros 47 pacientes diagnosticados com coronavírus estavam em uso de oxigenoterapia nas enfermarias.
Diante do cenário, a unidade publicou o comunicado como uma forma de pedir a colaboração de todos para o enfrentamento de mais um momento difícil contra o coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Internações em Joinville por Covid-19 têm novo aumento
Com a lotação no Hospital da Unimed, a rede privada de Joinville tem apenas quatro leitos adultos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. Atualmente, são 60 leitos ativos na rede privada da cidade, com 93% de ocupação. Os dados são da prefeitura, atualizado no fim da tarde do último domingo (7).
No Hospital Dona Helena, 12 dos 18 leitos de UTI para Covid estavam ocupados na manhã desta segunda-feira e os 32 leitos de enfermaria estavam lotados. Já a Hapvida não divulgou a quantidade de leitos disponíveis no Hospital Geral Joinville.
> Com agravamento da pandemia, Joinville monta rede de suporte para PAs
Ocupação dos leitos públicos de UTI
Na última atualização dos dados, a prefeitura apontou 98% de ocupação nos leitos adultos públicos de UTI para pacientes com Covid-19. Eram apenas duas vagas disponíveis no fim da tarde de domingo.
Continua depois da publicidade
No entanto, os dados estaduais mostram uma realidade ainda mais grave. Na atualização, publicada às 22 horas de domingo pelo governo do Estado, as regiões Planalto Norte e Nordeste – incluindo Joinville – estavam com 100% de ocupação dos leitos adultos de UTI Covid.
> Joinville terá mudança inédita no atendimento dos postos de saúde
Em nota divulgada no domingo, a prefeitura citou um “iminente colapso nas unidades de saúde da rede pública e privada” para justificar um encontro emergencial do gabinete de crise em que foram discutidas novas medidas para o combate à pandemia. O município deve divulgar um decreto nesta segunda-feira.