A Unilever conquistou na madrugada desta segunda-feira (6/5) mais um título para o currículo. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu o Sul-Americano de clubes pela primeira vez, ao derrotar o Universidad Cesar Vallejo, do Peru, por 3 sets a 0 (25/12, 25/23 e 25/16), no ginásio Manoel Bonilla, em Lima, no Peru.
Continua depois da publicidade
Com a vitória sobre as donas da casa, a Unilever terminou invicta a competição (quatro vitórias em quatro jogos, com 12 sets a favor e um contra) e garantiu sua classificação para o Campeonato Mundial de Clubes, marcado para outubro, na Suíça. Um dos destaques da equipe foi a ponteira Natália, escolhida a melhor jogadora do torneio.
Nesta temporada, a equipe carioca venceu todas as competições que disputou. A Unilever conquistou o décimo título estadual, o octocampeonato na Superliga e agora o inédito título sul-americano de clubes. O time retorna ao Brasil nesta terça-feira, às 4h50, em voo da Taca, com desembarque no Terminal 1 do Galeão.
– Cumprimos a nossa meta que era ganhar o Sul-Americano. Conquistamos o título com categoria, com excelência no trabalho. Essa temporada, independente das conquistas, foi um período bacana de trabalho, de convívio em grupo. Agora é partir para outros desafios, fazer um bom Mundial – comemorou o técnico Bernardinho.
Continua depois da publicidade
Chave de ouro
Para a líbero Fabi, o título sul-americano encerra com chave de ouro a temporada 2012/13, uma das mais importantes de sua carreira.
– Viemos para o Peru com o objetivo de conquistar o título e garantir a vaga para a Unilever no Mundial. Sabíamos que o sul-americano teria um nível mais fraco do que estamos acostumadas, mas encaramos com muita seriedade. Fizemos bons jogos. A Bruna, que é jovem, se apresentou bem, fez um grande campeonato. Estamos felizes e orgulhosas por tudo que conquistamos ao longo desse ano – comemorou Fabi, eleita a melhor defesa e a melhor líbero do torneio.
No terceiro jogo da competição, contra o argentino Vélez Sarsfield, a meio-de-rede Valeskinha sofreu uma lesão no tendão patelar do joelho esquerdo. Ela desfalcou a Unilever contra o Peru e será submetida a exames de imagem no retorno ao Brasil para diagnosticar o grau da lesão.
Continua depois da publicidade
O jogo
A partida começou equilibrada e os cinco primeiros pontos peruanos foram de erros cometidos pela Unilever. Depois de chegar em vantagem à primeira parada técnica (8/7), a Unilever se estabilizou, conseguiu impor seu ritmo e não deu chance ao adversário, fechando a parcial em 25/12.
No segundo set, a Unilever abriu no marcador : 8/4 na primeira parada técnica. Mas o jogo voltou a ficar disputado, com a equipe carioca cometendo erros de passe. A Unilever chegou com apenas um ponto de vantagem à segunda parada técnica (16/15) e o jogo seguiu disputado até o fim do set, vencido pelas cariocas por 25/23.
No terceiro e último set, prevaleceu a superioridade técnica da Unilever, que venceu a parcial por 25/16 e conquistou o inédito título sul-americano de clubes. A Unilever jogou com a levantadora Fofão, a oposta Bruna, as ponteiras Gabi e Natália, as meios-de-rede Mara e Juciely e a líbero Fabi. Entrou: Amanda.
Continua depois da publicidade
Premiações individuais da Unilever no Sul-Americano de Clubes
Melhor defesa e melhor líbero – Fabi
Melhor levantadora – Fofão
Melhor ataque – Gabi
Melhor bloqueio – Bruna
Melhor jogadora – Natália
Tabela da competição
Dia 1/5 (Quarta-feira)
Vélez Sarsfield (ARG) 3 x 0 Universidad Metropolitana de Asunción (PAR)
Club Boston College (CHI) 1 x 3 Universidad Cesar Vallejo (PER)
Dia 2/5 (Quinta-feira)
Unilever 3 x 0 Club Boston College (CHI)
Universidad Metropolitana de Asunción (PAR) 0 x 3 Universidad Cesar Vallejo (PER)
Dia 3/5 (Sexta-feira)
Unilever 3 x 0 Universidad Metropolitana de Asunción (PAR)
Universidad Cesar Vallejo (PER) 3 x 0 Vélez Sarsfield (ARG)
Dia 4/5 (Sábado)
Club Boston College (CHI) 3 x 0 Universidad Metropolitana de Asunción (PAR)
Vélez Sarsfield (ARG) 1 x 3 Unilever
Dia 5/5 (Domingo)
Vélez Sarsfield (ARG) 2 x 3 Club Boston College (CHI)
Universidad Cesar Vallejo (PER) 0 x 3 Unilever