Nove unidades da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h, para fazer o Cartão SUS e aplicar a vacinar contra a gripe em idosos, gestantes e crianças entre seis meses a dois anos de idade. Os postos de saúde abertos são o Bucarein, Floresta, Jarivatuba, Fátima, Comasa, Aventureiro I, Costa e Silva, Vila Nova e Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade
A medida foi tomada para facilitar o atendimento ao usuário que ainda não possui o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS) e ao público-alvo da Campanha Nacional contra a Gripe que não tomou a dose.
Desde quinta-feira, a Secretaria da Saúde passou a disponibilizar um ponto de atendimento do Cartão SUS, na sala 10 do Centreventos Cau Hansen. Lá o atendimento continua, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Como o Centreventos será usado para eventos a partir de junho, os cartões SUS poderão ser realizados no local até o dia 31 de maio.
Para emitir o documento, basta apresentar um documento de identidade (pode ser certidão de nascimento ou casamento) e um comprovante de residência. Cada morador poderá fazer o seu cartão e de mais uma pessoa da família ou parente.
Continua depois da publicidade
Para emitir um número maior de cartões, o usuário deverá retirar uma senha para cada dois cartões.
A criação de um ponto de atendimento no Centreventos Cau Hansen é para facilitar o acesso do usuário e agilizar a emissão do cartão SUS, obrigatório para todo cidadão brasileiro. A emissão também pode ser feita pela internet, pela página da Secretaria da Saúde (www.saudejoinville.sc.gov.br) ou da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br).
Pela forma online, devido ao grande número de acesso ao banco de dados do Ministério da Saúde, o tempo de espera para receber o cartão por e-mail pode chegar a 60 dias.
A Secretaria da Saúde esclarece que continuará atendendo na sede da Secretaria, na rua Araranguá, 397, no América.
Continua depois da publicidade