Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Palhoça passam a atender apenas pessoas com sintomas respiratórios e urgências em geral, conforme portaria da prefeitura publicada nessa segunda-feira (15). Os pacientes com sintomas leves irão para o Centro de Referência para Atendimento à covid-19 e casos moderados a graves para a UPA 24h, de acordo com o documento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Nas UBS, estão suspensas consultas de rotina, exames e visitas domiciliares. As urgências em geral, que continuam sendo atendidas nas unidades, envolvem situações como, por exemplo, de pessoas com pressão alta ou com tosse ou que precisem de uma pequena sutura. Segundo a prefeitura, a unidade básica servirá como porta de entrada para tratamento de casos suspeitos de covid-19.
Os pacientes com sintomas respiratórios leves irão para o Centro de Referência para Atendimento à covid-19. Já os casos moderados a graves, como os que precisam de oxigênio ou intubação, irão para UPA 24h, que também atenderá emergências em geral. Conforme a prefeitura, a UPA fará um atendimento pré-hospitalar a partir de agora.
> Governo do Estado recorre à Justiça para ter comando sobre decisões de lockdown em SC
Continua depois da publicidade
Convocação
A portaria também suspende a concessão de férias e licenças prêmios para servidores da secretaria municipal de saúde e convoca aqueles estavam com férias ou licenças programadas para começar nessa segunda-feira. A regra não se aplica aos agentes comunitários de saúde.
No caso de descumprirem estas definições, sem justificativa, os servidores podem ter descontos de salário, registro na ficha funcional, pode ser aberta uma apuração administrativa de conduta e até uma representação diante do conselho de classe.
Palhoça tem 22.084 casos confirmados de covid-19 e 169 mortes causadas pela doença, de acordo com boletim do governo do Estado dessa segunda-feira.
> Cidades da Grande Florianópolis definem restrições em conjunto contra a Covid-19
O decreto com as restrições elaboradas por prefeitos das 22 cidades da Grande Florianópolis entram em vigor nesta terça (16) para conter o avanço da Covid-19 na região.
Continua depois da publicidade
Na prática, os prefeitos decidiram que as proibições do último fim de semana em todo o Estado passarão a valer na Grande Florianópolis, só que das 18h às 6h entre esta terça-feira e a próxima, dia 23 de março. Das 6h às 18h, as atividades seguem permitidas, mas com restrição de 25% da ocupação dos espaços.
Leia mais
> Decreto da Grande Florianópolis que suspende aulas presenciais contraria lei estadual
> Profissional de saúde mostra rotina atendendo pacientes na linha de frente da Covid-19
> Um ano de pandemia: jornalistas se reinventam com home office e novas tecnologias