Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, no Hospital da Criança, em Chapecó, a unidade de oncologia pediátrica. A cidade do Oeste é a terceira no Estado a contar com o serviço, além de Joinville e Florianópolis. O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira Filho, que administra o Hospital da Criança e o Hospital Regional do Oeste, destacou a importância de contar com esse serviço para amenizar o sofrimento das famílias que estão debilitadas e ainda precisam se deslocar de 500 a 800 quilômetros para fazer o tratamento.
Continua depois da publicidade
Estão disponíveis três leitos para internação e mais seis cadeiras para sessões de quimioterapia. A médica reponsável pela oncologia, Juliana Ferrari Marconi, disse que a partir da segunda quinzena de janeiro 10 crianças que estão com o tratamento mais adiantado já começarão a ser atendidas em Chapecó. Os casos novos também serão atendidos na cidade. A capacidade de atendimento é de 50 crianças, atualmente 65 são atendidas em Florianópolis.
Secretário promete ampliação do hospital
Além de anunciar R$ 200 mil mensais para a oncologia pediátrica em Chapecó, na cerimônia de inauguração o secretário de Saúde do Estado, João Paulo Kleinübing, disse que o governo do Estado vai investir na ampliação do Hospital da Criança.
Continua depois da publicidade
– Queremos que seja um grande hospital para atender a região – disse.
A proposta é atender também média e alta complexidade, além de construir um prédio específico para a oncologia pediatria.