O governador Raimundo Colombo recebeu, nesta quarta-feira, parecer favorável à construção da Ferrovia do Frango. As obras serão executadas pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção (10º BEC) de Lages, ligado ao Exército.
Continua depois da publicidade
O objetivo é aproveitar a mão de obra para ganhar tempo e acelerar o processo. Porém, o traçado da ferrovia segue indefinido, com previsão de ser anunciado em 90 dias e de que as obras comecem em 2014.
Conforme a parceria costurada em Brasília, o projeto será elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, vinculado ao Ministério dos Transportes, enquanto o 10º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Lages, executará a obra.
A decisão foi anunciada em encontro com o diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, em Brasília.
Continua depois da publicidade
– Como se tratam de dois órgãos públicos, não é necessário processo licitatório e aguardar todas as fases. Vamos acertar os detalhes desta integração e definir o cronograma. Nunca estivemos tão perto de começar obra tão estratégia para SC. A expectativa é de que as obras comecem ainda no final deste ano – explicou o governador em nota para a imprensa.
Presente no encontro, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, disse que o traçado ainda não está definido.
– O Bernardo Figueiredo vai ouvir técnicos da Valec e depois nos dar retorno para que possamos dar o start – afirmou Cobalchini.
Continua depois da publicidade
Figueiredo confirmou a informação e, via assessoria de imprensa, explicou que após os técnicos da Valec avaliarem os pontos positivos e negativos de cada traçado, as propostas serão apresentadas ao Estado que, então, irá tomar a decisão final.
Tão logo seja acionado para construir a Ferrovia do Frango, o 10º BEC, composto por 980 homens (muitos deles engenheiros formados no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro) preparados para trabalhar em obras, colocará mais uma grande obra pública no portfólio.
A instituição é reconhecida pelo seu trabalho. Tanto que há oito anos serve à Organização das Nações Unidas (ONU) na missão de paz para estabilização e reconstrução do Haiti, um dos países mais miseráveis do mundo e destruído por um terremoto em janeiro de 2010.
Continua depois da publicidade
A mais vultuosa é uma ponte situada na Ferrovia do Trigo, na região do município de Muçum (RS). Construído na década de 1970, o viaduto é o segundo mais alto em operação no mundo, com 143 metros de altura e 500 metros de extensão.
Outros trabalhos executados pelo quartel de Lages se destacam pela importância logística, como a conclusão da ferrovia Tronco Principal Sul, que liga SC ao RS; a construção de todas as pontes da BR-282 entre o Extremo-Oeste catarinense e Florianópolis; a pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve entre São Joaquim e Bom Jesus (RS); os molhes do Porto de Imbituba e o realinhamento do berço de atracação do Porto de São Francisco do Sul.
No modal ferroviário, a última obra feita pelo batalhão ocorreu entre 1992 e 1996. Mesmo depois de 17 anos, o comandante, tenente-coronel Hamilton Teixeira Camillo, garante que o quartel está preparado.
Continua depois da publicidade