A partir desta quinta-feira a Polícia Militar de Florianópolis passa a contar com as instalações do Grupamento de Polícia de Choque. A estrutura montada no alto do Morro da Cruz, na Caeira do Saco dos Limões é considerada estratégica para a atuação nos morros que compões o maciço, combatendo o tráfico de drogas na região.

Continua depois da publicidade

A reforma e ampliação da estrutura custou R$ 620 mil. Os recursos são do Fundo de Melhoria da PM.

O posto é inaugurado após passar por melhorias como a instalação de para-raios, portões e fiação elétrica, além de mobília para os gabinetes e alojamentos da tropa. A área construída de 223,89m² conta ainda com a reforma do espaço para para pouso e decolagem de helicóptero.

Para o comandante do Grupamento de Polícia de Choque, tenente coronel Renato Cruz Júnior, além da posição estratégica, a construção servirá de referência para a comunidade, uma vez que o grupamento não tinha sede própria. Desde fevereiro de 2011, quando foi apresentada oficialmente, a equipe estava instalada provisoriamente no Centro de Ensino da PM, no Bairro Trindade. De acordo com o comandante, a instalação da unidade nos altos do maciço representa uma nova sistemática de policiamento, com movimentação policial, operações, treinamentos e deslocamento de tropa.

Continua depois da publicidade

– Tudo com o objetivo de levar mais segurança para a região – explica o oficial.

Além do prédio da equipe de choque, o heliponto também foi reformado. O capitão Antônio Fernando Pinheiro, do Batalhão de Aviação da PM, afirma que o local ganhou nova iluminação. Além disso, o capitão acredita que o local ficará mais seguro para os pousos dois helicópteros que pertencem à PM em Santa Catarina. Em março de 2012, o heliponto foi usado na operação para conter um incêndio no Morro da Cruz.

Equipe

O efetivo do Grupamento de Polícia de Choque conta hoje com 45 homens preparados para atuar em situações de emergência. Segundo o Tenente Coronel, a expectativa é que o grupamento ganhe o reforço de 30 homens a partir da formatura de novos policiais prevista para outubro próximo.

Inauguração

A cerimônia acontece a partir das 10h, no Maciço do Morro da Cruz, e deve contar com a presença do governador Raimundo Colombo, do secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro.

Continua depois da publicidade