A série B do Campeonato Catarinense chega à penúltima rodada do primeiro turno com um dos confrontos mais aguardados. Neste sábado, os dois únicos clubes, entre os 10 participantes, que já conquistaram a elite, se encontram para um duelo que vai mexer com os saudosistas. Hercílio Luz e Inter de Lages se enfrentam a partir das 18h no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão.
Continua depois da publicidade
Leão da Serra e Leão do Sul se enfrentaram pela primeira vez em 1965, ano em que o time de Lages conquistou o seu primeiro e único título da primeira divisão até hoje na final contra o Metropol, de Criciúma.
Naquela ocasião, a equipe de Tubarão já ostentava dois títulos: os de 1957 e 1958, ambos conquistados contra o Carlos Renaux, de Brusque.
Hercílio Luz, bicampeão em 1957 e 1958. Foto: Acervo Homero Roberge
Continua depois da publicidade
Desde então, Hercílio Luz e Inter se enfrentaram 44 vezes, sendo 13 vitórias para o Leão da Serra, 12 para o Leão do Sul e outros 19 empates. O Hercílio leva ligeira vantagem no saldo de gols: 49 a 47. Já o resultado mais frequente entre ambos, em 10 ocasiões, foi o inglório 0 a 0.
O último confronto ocorreu em 1º de junho de 1995, em Tubarão, pela primeira divisão estadual, com goleada de 4 a 1 para o time da casa. Depois disso, dois dos clubes mais queridos e tradicionais de Santa Catarina viveram momentos tristes, com rebaixamentos e licenças, e nunca mais voltaram a se cruzar.
Inter de Lages conquistou seu título em 1965. Foto: Acervo Inter de Lages
Passados 19 anos, o jogo deste sábado vale muito para os dois times, que vivem momentos distintos na série B estadual. O Inter quer voltar à liderança perdida na última rodada, quando empatou em casa com o Blumenau. Para isso, precisa vencer o Hercílio e torcer por pelo menos um empate do Concórdia contra o Blumenau, no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Já o Hercílio precisa se distanciar de vez da zona de desconforto. O time ocupa a antepenúltima posição e pode até cair para a vice-lanterna caso não vença o Inter e o arquirrival Tubarão derrote o lanterna Caçador.
Guarani pode perder três pontos. Foto: Cristiano Estrela, Agência RBS
Pela abertura da oitava rodada, na última quarta-feira, o Guarani de Palhoça venceu o Porto por 1 a 0, em Porto União, e dormiu na liderança com 16 pontos. E como Concórdia, com 15, e Inter de Lages, com 14, têm compromissos difíceis fora de casa neste fim de semana, o time de Palhoça tem boas chances de se consolidar na ponta da tabela e conquistar o primeiro turno da série B estadual já na próxima quarta-feira, em casa, contra o Canoinhas.
Ocorre que, já na quinta-feira, o Guarani foi condenado pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Santa Catarina à perda de três pontos por ter utilizado um jogador irregular na segunda rodada, dia 23 de julho, quando perdeu por 1 a 0 para o Tubarão.
Continua depois da publicidade
O clube de Palhoça tem até as 19h da próxima terça-feira para recorrer à última instância, no caso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se não protocolar defesa em tempo hábil, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) descontará os três pontos do Guarani e mudará a tabela de classificação. Mas caso o clube recorra, a FCF aguardará o julgamento do recurso para mudar ou manter a classificação.
OITAVA RODADA – TURNO
* Quarta-feira: Porto 0 x 1 Guarani de Palhoça
* Sábado, 18h: Hercílio Luz x Inter de Lages
* Sábado, 18h: Blumenau x Concórdia
* Domingo, 15h: Camboriú x Canoinhas
* Domingo, 15h30min: Caçador x Tubarão
CLASSIFICAÇÃO ATÉ A SÉTIMA RODADA
1º: Guarani (Palhoça) – 16 pontos *
2º: Concórdia – 15 pontos
3º: Inter de Lages – 14 pontos
4º: Blumenau – 10 pontos
5º: Camboriú – 9 pontos
6º: Porto (Porto União) – 8 pontos *
7º: Canoinhas – 7 pontos
8º: Hercílio Luz – 7 pontos
9º: Tubarão – 6 pontos
10º: Caçador – 3 pontos
* Guarani e Porto se enfrentaram na última quarta-feira e já têm oito jogos cada. O Guarani ainda pode perder três pontos caso não recorra ao STJD até as 19h da próxima terça-feira ou a sua condenação seja confirmada pela entidade máxima da justiça desportiva brasileira.