Dos 16 times que permanecem na luta pelo título da 50ª edição da Copa SP de Futebol Júnior, o Figueirense é o único representante de Santa Catarina e o que venceu todos os cinco jogos disputados até as oitavas de final. Campeão em 2008, o Alvinegro joga contra o Palmeiras nesta terça-feira, às 21h45min, em busca da vaga nas quartas de final. A partida é na Arena Capivari.
Continua depois da publicidade
– Ficamos felizes em sermos os únicos ainda com 100% de aproveitamento e ter um vice-artilheiro. Mais do que isso, temos de focar no empenho coletivo da equipe. AS coisas só acontecem com comprometimento. Nosso time está muito comprometido com o trabalho, que é essencial. Será um jogo difícil, temos de entender isso – disse o técnico Fábio Mathias.
O caminho do Figueirense até as oitavas de final teve vitórias contra CRB (4 a 0), Botafogo-SP (2 a 1) e Itapirense (3 a 2), em partidas na cidade de Itapira. Já na sede de Jaguariúna, o Alvinegro venceu nada menos que o atual campeão Flamengo (1 a 0) e o Trindade-GO (4 a 1). O destaque do time catarinense é João Diogo, atacante que tem seis gols.
Diante do Palmeiras, Mathias está ciente da dificuldade. Isso porque, enquanto o Alvinegro estará na terceira cidade diferente na Copa SP deste ano, o Verdão jamais deixou a sede em Capivari. O time paulista, porém, tem uma derrota e quatro vitórias, ou seja, campanha inferior, mas que não é desprezada pela história recente do clube na base.
– A equipe que vamos enfrentar teve um ano excepcional nas competições nacionais e estaduais, com conquistas na base. Tem alguns atletas que foram para a seleção brasileira. Independente disso, um grande clube tem reposição à altura. Sabemos que será um jogo difícil. A equipe tem um trabalho bom há algum tempo. Estudamos o adversário para a partida – completou Mathias.
Continua depois da publicidade
Caso se classifique às quartas de final, o Figueirense vai enfrentar o vencedor do duelo entre Botafogo e Guarani. Cariocas e paulistas vão se encarar também nesta terça-feira, mas às 17h15min, no Estádio Luis Augusto de Oliveira, em São Carlos. A chave do Alvinegro até a final ainda prevê pelo caminho cruzamentos contra Rio Preto, Cruzeiro, São Paulo ou Mirassol.
A decisão da 50ª edição da Copa SP de Futebol Júnior está marcada para o dia 25, data do aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo, no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.