Lá vem o palhaço. Feliz, triste, sorridente, cabisbaixo. Ele chega ciumento, indignado, bobo, sorridente, alegre. Tropeça na vida, dança na chuva. Está presente, encanta, cativa e reflete. Assim é a primeira turma que se forma neste fim de semana na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, com sede em Florianópolis e única no Sul do Brasil. Os alunos aprenderam que para ser palhaço é preciso se agarrar à própria essência. Apesar da maquiagem e das roupas, é como estar nu sobre o palco. É pegar o que se é e amplificar.

Continua depois da publicidade

– O palhaço reflete coisa do ser humano. Ele só coloca de forma ridícula o que as pessoas espelham nele. Mas são dilemas que todo mundo vive no dia a dia. As questões são de todas as idades, da criança ao velho, porque toca no que é humano – conta Eduardo Viana, que veio de São José do Rio Pardo (SP) para fazer o curso em Florianópolis.

Viana e mais 19 alunos passaram seis meses estudando música, dança, acrobacia, mágica, malabares e também outras habilidades relacionadas ao desenvolvimento de um espetáculo como produção, iluminação, bilheteria, divulgação. Aperfeiçoaram a técnica de rir de si mesmo e contagiar o próximo. A festa de formatura será feita em quatro espetáculos de encerramento nos dias 12, 13, 26 e 27 de setembro, na sede da escola no bairro Morro das Pedras, em Florianópolis.

– O palhaço é espelho de muitas coisas, inclusive de fracassos e erros. A diferença é que ao invés de esconder isso, se expõe. Mostra erros e virtudes de forma espontânea, fazendo com que todos se identifiquem e naturalmente riam disso. Pelo fracasso a gente passa e segue em frente – explica Loi Lima, atriz paulista que também veio aprender a ser palhaça na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica.

O espaço para arte circense foi desenvolvido por Vanderléia Will e Pepe Nuñez, que ganharam incentivo do Governo Federal, através da Fundação Nacional de Arte, a Cia Pé de Vento. Durante os seis meses do primeiro curso, artistas locais puderam ensinar suas habilidades aos alunos e professores de outros estados também vieram ministrar aulas de palhaçaria.

Continua depois da publicidade

– Muitos de nós não teríamos condições de ir até o Rio de Janeiro para fazer um curso como este. Ter uma nova escola, e ainda aqui perto, é uma grande oportunidade. Traz artistas para cá e desenvolve o ensino da arte – destaca a atriz Tatiane Miiller.

A próxima turma da Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica deve começar em março de 2016.

Serviço

Espetáculos de formatura da Escola de Palhaços

12 de setembro – sábado: 21h

13 de setembro – domingo: 19h

26 de setembro – sábado: 21h

27 de setembro – domingo: 17h

Ingressos: R$ 15,00 – R$ 7,50 meia-entrada.

Loca: Circo da Dona Bilica – Rua Manoel Pedro Vieira, nº 601, Morro das Pedras – Florianópolis – SC

Mais informações: circodonabilica.com.br