A torcida organizada União Tricolor, do JEC, está suspensa por três meses e não poderá frequentar a Arena e nenhum outro estádio catarinense até o fim de 2013. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira no site da Federação Catarinense de Futebol e foi tomada em comum acordo com o Ministério Público e com a Polícia Militar de Santa Catarina. A torcida joinvilense não é a única prejudicada. A Mancha Azul, do Avaí, e a Gaviões Alvinegros, do Figueirense, estão banidas por até mais tempo: cinco meses.

Continua depois da publicidade

Neste período, os torcedores não poderão frequentar os estádios com roupas, bandeiras, faixas ou símbolos das suas torcidas. Eles também não poderão circular caracterizados em um raio de cinco quilômetros do local da partida. A decisão é em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado em 10 de março de 2008.

Para chegar à punição, foram destacadas as violações das três torcidas ao Estatuto de Defesa do Torcedor. Boletins de ocorrência registrados por causa de incidentes provocados por torcedores uniformizados destas torcidas serviram como provas.

A reportagem do “A Notícia” fez contato com o procurador Eduardo Paladino, que disse que irá se pronunciar sobre o episódio nesta sexta-feira. Por outro lado, os líderes da torcida organizada União Tricolor disseram que vão recorrer da decisão. Será contratado um advogado para tomar todas as medidas cabíveis neste processo. Os membros da União Tricolor ainda revelaram que acreditam que decisão aconteceu em razão das confusões registradas nas partidas contra Figueirense e Palmeiras, na Arena Joinville.

Continua depois da publicidade