A Escola União da Ilha da Magia é a campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Florianópolis. Ela volta à elite do Carnaval após ter sido rebaixada em 2016. A escola, assim como todas do Grupo de Acesso, estavam sem desfilar na Passarela Nego Quirido desde 2017 por falta de recursos.
Continua depois da publicidade
CBN: OUÇA AO VIVO A APURAÇÃO DO GRUPO ESPECIAL
A escola campeã conquistou os jurados com o enredo "Lagoa, todos os ventos passam por aqui", uma reedição do Carnaval de 2007, quando a União ainda era bloco carnavalesco. O enredo presta uma homenagem a Lagoa da Conceição, berço da escola.
Nove quesitos (samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, enredo, evolução, fantasias, comissão de frente, alegorias e adereços) foram avaliados por 18 jurados. Em segundo lugar ficou a Jardim das Palmeiras, de São José.
Este é o terceiro título da União da Ilha da Magia e o primeiro no Grupo de Acesso (foi campeã do Grupo Especial em 2011 e 2012). A escola completa este ano 10 anos de existência.
Continua depois da publicidade
O presidente Valmir Braz de Souza, o Nena, falou emocionado com a reportagem após o resultado.
— É uma emoção muito forte, estava difícil segurar, mas seguramos até hoje. Há três anos eu chorei muito aqui pela a nossa queda, mas eu tinha certeza que hoje nós íamos subir, nós fizemos um grande carnaval, um carnaval para levar a União da Ilha da Magia para o lugar aonde ela tem que ir, por tudo o que fizemos por nossa comunidade, é o lugar onde a união tem que estar — disse.
Nena adiantou que para 2020 a escola já tem três sambas-enredos para escolher e fazer bonito na avenida.
Punições
A escola Futsamba Josefense, de São José, foi penalizada com 5,5 pontos por ter extrapolado o tempo na avenida em dois minutos e não ter alcançado o número mínimo de componentes na passarela. Para o Grupo Acesso é preciso ter no mínimo 550 integrantes, mas a agremiação tinha apenas 469. A escola entrou com recurso nesta segunda-feira (4).
A escola Acadêmicos do Sul da Ilha já entrou na avenida com menos cinco pontos, aplicados pela Liga na quinta-feira (28) após a acusação da escola Império Vermelho e Branco de que a direção da Acadêmicos estaria prejudicando o desfile da escola concorrente. A agremiação entrou com recurso no sábado (2). A Império não desfilou este ano e também foi punida com a desfiliação da Liga. Ela também já entrou com recurso ainda na sexta-feira (1).
Continua depois da publicidade
Veja o resultado final da apuração:
União da Ilha da Magia: 179,5
Jardim das Palmeiras: 176,0
Acadêmicos do Sul da Ilha: 173,9
Futsamba Josefense: 172,3