O deputado federal Luciano Bivar (PE) foi oficializado como pré-candidato à Presidência da República nesta terça-feira (31) pelo União Brasil. Ele, que é o presidente da sigla, teve o nome referendado pela executiva do partido em abril. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na época, o partido chegou a articular uma aliança com o MDB, PSDB e Cidadania para o lançamento de uma candidatura única. Porém, a sigla optou por lançar uma chapa pura para as eleições de outubro. O União Brasil é a fusão do PSL e do DEM.
O lançamento oficial da pré-candidatura de Bivar chegou a ser suspenso por três vezes, por conta de problemas no fornecimento de energia elétrica. No discurso, ele defendeu “nem esquerda, nem direita, é hora do União Brasil”.
— Nossa comissão executiva e nossa bancada entenderam que é imperioso apresentar um candidato nestas eleições. Seria uma covardia um partido do tamanho do nosso deixar uma sociedade que clama por mudanças e chora por suas mazelas sem esperança. vivemos sob o medo, a falta de oportunidade e a ameaça de um golpe ou retrocesso — fala Bivar.
Continua depois da publicidade
Caso a candidatura seja confirmada, essa será a segunda vez que Luciano concorre ao cargo de presidente. A primeira ocorreu em 2006, quando ele disputou pelo PSL. Na época, o deputado recebeu 62 mil votos e ficou com a última colocação no pleito, sem considerar Rui Costa Pimenta (PCO), que teve os votos anulados.
Quem é Luciano Bivar?
Deputado federal e pernambucano, Luciano Bivar tem 77 anos e é formado em Direito. Ele ingressou na política na década de 90, quando se filiou ao PL. Bivar também foi presidente do Sport Club Recife por seis vezes.
A primeira eleição que ele venceu a disputa ocorreu em 1998 quando, pelo PSL, foi eleito para o cargo de deputado federal. Ele também venceu em 2018, quando se aliou ao presidente Jair Bolsonaro.
Porém, a aliança com o presidente foi encerrada em 2019 após disputas pelo comando da legenda entre Bivar e a ala bolsonarista.
Continua depois da publicidade
Leia também
Alckmin virá para o Sul ao lado de Lula em meio a ofensiva do PSB para liderar chapas
Com chance de ir ao segundo turno em SC, esquerda derrapa na briga entre PT e PSB
Deputado estadual pelo PL em SC sinaliza apoio a adversário de Bolsonaro