A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) será premiada na próxima quinta-feira (30) pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Auditório ESPM Tech, em São Paulo. A Unesco receberá o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2023, por seu trabalho na defesa dos profissionais de comunicação, em um contexto mundial de ameaças à profissão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Unesco entrou em atividade no Brasil no ano de 1964. Já o Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas foi criado há 10 anos e, desde então, vem contribuindo para estabelecer um cenário seguro para a atuação da imprensa e, consequentemente, ao fortalecimento da democracia. O diretor-geral adjunto para Comunicação e Informação da agência, Tawfik Jelassi diz:
— Estou muito satisfeito e honrado ao saber que a Unesco recebeu o prestigioso Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. Isso coroa os esforços incansáveis da Unesco e, em particular, do Setor da Comunicação e Informação para promover a liberdade de expressão e aumentar a segurança dos jornalistas. Este prêmio significa muito para minha equipe e para mim.
Como uma agência da ONU, a Unesco tem liderado a implementação do Plano de Ação das Nações Unidas sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade. Esse é o único plano sistemático das Nações Unidas que visa a criar um ambiente livre e seguro para jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação social, tanto em situações de conflito como de não conflito. Francisco Mesquita Neto, coordenador do Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ destaca:
Continua depois da publicidade
— A liberdade de imprensa sempre foi pilar fundamental para a existência das democracias, mas a evolução do uso das tecnologias digitais na comunicação somada à polarização política tem criado um desafio imenso para as empresas jornalísticas. Todo esforço na luta pela manutenção dessa liberdade é importante, e o programa de Liberdade de Expressão da Unesco demonstra o apoio que esse tema merece.
Logo depois da cerimônia será realizado o painel com o tema: “Os novos desafios da liberdade de imprensa”. É necessária inscrição prévia, neste link, inclusive para cobertura jornalística.
Programação:
- 10h – Credenciamento e café de boas-vindas
- 10h30 – Cerimônia de Entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2023 à Unesco e seu Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas
- 11h20 – Painel: “Os novos desafios da liberdade de imprensa”
- 12h30 – Encerramento
Painel
Palestrantes:
- Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil;
- Paulo Tonet Camargo, presidente da AIR – Associação Internacional de Radiodifusão;
- Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ – Associação Nacional de Jornais e membro do comitê executivo da Associação Mundial de News Publishers (WAN-IFRA).
Continua depois da publicidade
Moderação:
- Patrícia Blanco, presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta.
SERVIÇO
- Evento de Premiação: Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2023
- Painel: “Os novos desafios da liberdade de imprensa”
- Data: 30 de novembro de 2023 – quinta-feira
- Local: Auditório da ESPM TECH – Rua Joaquim Távora, 1.240 – Vila Mariana – São Paulo
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
NSC conquista três prêmios Fiesc de jornalismo
Prêmio ACAERT – Microfone de Ouro é lançado; veja as categorias