A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) se notabiliza como protagonista no ecossistema de inovação regional em Santa Catarina, com projetos que impulsionam a criatividade e a conexão. A trajetória marcada por inúmeros projetos e práticas inovadoras em Ensino, Pesquisa e Extensão acadêmica consolidou uma nova etapa em abril deste ano, com a inauguração do Centro de Inovação de Criciúma (Crio), estrutura criada para ser a principal referência em inovação da região administrada pela Universidade. 

Continua depois da publicidade

O posicionamento como agente ativo na promoção de novas ideias e soluções que impactam positivamente a sociedade e a economia local se dá desde a Graduação Multi, formação universitária orientada a propiciar múltiplas experiências aos estudantes, e se amplia na pesquisa acadêmica e em inúmeros programas e projetos de extensão voltadas ao empreendedorismo. 

A Universidade trabalha em sinergia com empresas de todos os tamanhos, órgãos públicos e pessoas – dos já envolvidos até aqueles que querem crescer e se envolver. Entre as iniciativas da Unesc estão o hub de conexão Unesc Connect, espaços de pré-incubação e incubação de negócios, projetos de consultoria, laboratórios de empresas da região, o fomento à pesquisa, entre outros, que juntos oportunizam um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento sustentável, tudo isso sob comando da Agência de Inovação da Unesc, a Aditt. 

O compromisso da Unesc com a inovação se reflete também na criação de espaços como o Parque Científico e Tecnológico (Iparque), onde pesquisadores e estudantes estão cotidianamente envolvidos em colaboração com empresas e instituições parceiras.

Projetos de Inovação para diferentes perfis

Com o propósito de conectar variadas iniciativas da Universidade voltadas à inovação, foi criado, na Aditt, o Unesc Connect. Dentro deste projeto estão iniciativas como o Unesc Solution, Unesc Lab’s, Núcleo de Empreendedorismo, Unesc Challenge, Incubadora de Negócios e Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, cada um com ações direcionadas a áreas específicas e que atendem uma demanda emergente. 

Continua depois da publicidade

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o Unesc Connect nasceu para mostrar à comunidade que a Universidade é um ponto de conexão e tem a função de desenvolver a região por meio das pessoas, conectando ideias, pessoas e oportunidades. 

— Este projeto é um grande elo que faz com que as excelentes ideias possam ter eco em diferentes lugares por meio da Unesc. Esses dois anos de atividades representam uma conquista coletiva para toda a região que entendeu a nossa intenção — destaca.

Protagonismo no Crio

O primeiro semestre de 2024 ficará gravado na memória da comunidade do Sul catarinense pelo significativo impulso recebido nos âmbitos da inovação e da tecnologia. Após 11 anos de lutas e união de esforços, o Centro de Inovação Criciúma (Crio) foi entregue à região com protagonismo e governança da Unesc. A conclusão da obra só foi possível devido à união de esforços de pessoas e instituições.

— O Crio representa a materialização do compromisso com a criatividade, com o progresso econômico e com o desenvolvimento social, porém, uma estrutura como esta não se constrói sem uma rede colaborativa e sem a capacidade de construção coletiva — enfatiza a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Continua depois da publicidade

Acesse o canal do Top of Mind no NSC Total e conheça as marcas mais lembradas pelos catarinenses.