Foi publicado no diário oficial, nesta terça-feira, o novo contrato para a execução dos serviços da TV Câmara do Legislativo municipal de Florianópolis. A nova empresa vai cobrar cerca de 60% a menos do que era pago à antiga operadora: a GBC Produção receberá R$ 39,6 mil mensais, contra 98 mil da Primer TV. Terá dez dias para iniciar os trabalhos após a assinatura do contrato, ainda sem data definida.
Continua depois da publicidade
– Apesar do valor ser menor a qualidade do serviço vai continuar a mesma. E a TV continuará garantindo a transparência e a comunicação direta da Casa com a população – disse o presidente da Câmara de Vereadores, Cesar Faria (PSD).
Mas a Câmara também fez questão de ressaltar que a infraestrutura de comunicação disponível para a TC Câmaram foi reduzida para se chegar a esse valor. O número de funcionários caiu de 14 para 6.
Teriam contribuído também a não contratação de alguns serviços anteriormente solicitados (como duas utilizações de caminhão de externa para coberturas especiais, como a Sessão de Aniversário de Florianópolis) e a redução do horário de trabalho (antes os servidores da TV trabalhavam nos três períodos, e agora somente no vespertino).
As transmissões da sessão ao vivo na TV, no entanto, não devem voltar. Mas isso é mais por uma questão de horário do que de pessoal. Por um corte de gastos (para reduzir o pagamento de horas extras), as sessões foram transferidas da noite para a tarde. Só ocorrerá na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Será feita a gravação, mas a transmissão, no canal da Assembleia, só será à noite porque o horário coincide com o do plenário da AL. Mas serão retomadas as transmissões online, que voltarão a ocorrer ao vivo, só que o serviço ainda não tem uma data prevista.
Detalhe: em novembro do ano passado, uma licitação foi cancelada porque todas as propostas ultrapassavam R$ 100 mil e estariam fora da realidade do orçamento da Câmara, com sua necessidade de cortar gastos.