Sem acesso à barragem de sua propriedade na Granja Mercedes, interior de São Borja, o agricultor Aldo Marino Heck, 55 anos, ainda não conseguiu retirar a vaca que ficou presa em cima de um poste de 11 metros após a enchente da última semana na Fronteira Oeste. O nível da água segue alto e impede o trabalho de guinchos. Por isso, a cena inusitada, que atraiu diversas pessoas para o local e repercutiu nas redes sociais, permanece. Um pouco diferente, é verdade, já que o animal está em estado avançado de putrefação e virou comida de urubus.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Agricultor brinca: “Estão dizendo que vaca voa”
Após enchente, vaca é encontrada morta em cima de poste
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Zero Hora
Saiba como ajudar as vítimas da enchente
Leia todas as notícias sobre a chuva
– A rede elétrica é um emaranhado de fios devido à ressaca do rio. Por enquanto, não dá para cruzar o local. A vaca está apodrecendo e tornou-se alvo de urubus. Está indo para o brejo, literalmente – relata Aldo Heck.
A granja, localizada a 60 quilômetros de São Borja, fica a 500 metros do Rio Uruguai e foi afetada pelas fortes chuvas na região. Heck, plantador de trigo, arroz, soja e milho há 23 anos, teve prejuízos nos seus 120 hectares. Porém, ele não cria animais e diz que a vaca é de um vizinho, que perdeu 50 cabeças de gado com a enxurrada.
Como tem a responsabilidade de fazer a manutenção dos postes do terreno, o agricultor foi informado pela AES-Sul que cabe a ele a retirada da vaca. Aldo Heck espera que o bovino “se desmanche” e caia na barragem. Ele não se preocupa com o mau cheiro, pois a área é afastada e não tem circulação de pessoas.
Continua depois da publicidade
Imagem virou atração turística
Pouco tempo depois de o assunto se espalhar pela cidade na semana passada, diversos moradores da região e amigos foram até a propriedade de Heck para ver de perto a cena surreal. O privilégio, porém, foi para poucos: para chegar até lá, era necessária a autorização do dono, pois é preciso passar pela sede da granja.
Depois, só indo de barco até o ponto onde a vaca foi avistada. O agricultor falou que a imagem do bovino em cima do poste virou motivo de piada na cidade dos ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart, e se espalhou nas redes sociais e no WhatsApp.
– O pessoal está dizendo que vaca agora voa. Mas, falando sério, não sei como isso aconteceu, só vimos o bicho pendurado lá. Não sei se chegou vivo ou morto. Acho que deve ter nadado para fugir da enchente e ficou trancado no poste.
Continua depois da publicidade
Foto: Pablo Moreira Gonçalves / Divulgação