Uma receita simples, mas diferente. Com ingredientes básicos, mas sabor inusitado. O Filé ao Dom Jaime, que já virou um dos pratos mais pedidos do bistrô do Pedra Afiada Refúgio Ecológico, em Praia Grande, impressiona pela simplicidade com que é preparado.

Continua depois da publicidade

No cardápio do bistrô há oito meses, a receita combina o sabor agridoce com o salgado, harmonizando perfeitamente um com o outro. O molho madeira, ao fim, dá o toque de leveza do prato. A criação é do chef gaúcho Paulo Daitx.

– Todo mundo sabe cozinhar, mas poucos conhecem algumas técnicas de cozinha avançada. E o Filé ao Dom Jaime, muito fácil de preparar, é um exemplo bem prático disso – afirma Paulo.

FILÉ AO DOM JAIME

Continua depois da publicidade

(Medalhão de filé mignon grelhado com molho madeira, abacaxi e nozes)

Ingredientes

250g de filé mignon

1 fatia de abacaxi

50g de nozes

50g de champignon

80ml de molho demi-glace

sal a gosto

Modo de preparo

– Ponha o filé mignon para grelhar por cinco minutos cada lado.

– Em um prato, coloque a fatia de abacaxi e, por cima, ponha o filé.

– Espalhe o molho por cima de tudo.

– Quebre as nozes e jogue-as por cima do filé.

Dica:

Sirva com arroz à grega (contendo passas de uva, cenoura picada e pimentão verde picado) e purê de batata.

Indicação do chef

Para harmonizar com o prato, o chef Paulo Daitx indica dois vinhos, ambos do tipo tinto seco: o gaúcho Casa Valduga Premium Cabernet Sauvignon e o argentino Zentas Merlot. Segundo ele, os dois tem a característica marcante de serem mais encorpados, com um leve aroma de flores do campo, o que garante mais ênfase ao molho e ressalta o sabor do prato.