Inegavelmente, uma das belezas de nosso Santa Catarina é o Jardim Oliveira Belo, que ocupa uma extensa área verde no coração de Florianópolis. Para muitos, é o Jardim do Centro ou Jardim da Praça XV. Árvores frondosas de variadas espécies compõem o seu interior. Há também um coreto ao ar livre para desfrute dos músicos e do público. Enfim, um lugar agradável para passear, ou simplesmente usufruir o frescor de suas sombras em um dos muitos bancos ali disponíveis.

Continua depois da publicidade

Em seu interior, também um pouco de história de nossa terra, a começar por um monumento pelo reconhecimento dos catarinenses em comemoração à gloriosa campanha do Paraguai, na qual muitos de nossa província pagaram ao Brasil o tributo de suas vidas no ano de 1876. Destacam-se também os vários bustos de filhos ilustres de Santa Catarina que deixaram um legado ao seu povo.

Mas o destaque maior do jardim, sem dúvida, é a sua famosa figueira centenária, rodeada de bancos a acolher os que a visitam, para saborear a frondosa sombra. A figueira é centenária e foi cantada em verso e prosa pelo nosso artista Zininho, autor do “Rancho de amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis. Testemunha de casos e ocasos raros, ela dá margem a simpatias e, segundo a superstição dos manezinhos, quem rodeá-la várias vezes atrairá para si sorte, riqueza e casamento.

As passarelas do jardim são todas pavimentadas em mosaico, legado do então prefeito General Paulo Vieira da Rosa em 1965.

Outro destaque é uma placa em homenagem ao cientista Alberto Bruce Sabin, como “gratidão das crianças e o reconhecimento do povo ao ensejo de sua benemérita e histórica permanência em nossa cidade”. Essa placa, pequena, mas muito importante pela homenagem a um cientista pela grandeza de sua descoberta que levou o seu nome: vacina Sabin, que previne a poliomielite.

Continua depois da publicidade

Enfim, o Jardim Oliveira Belo faz jus ao nome, pois é belo por natureza. Fica a sugestão em se dotar o jardim de uma placa em homenagem ao senhor Oliveira Belo, que foi, presume-se, o idealizador desse nosso cantinho.