Um dos títulos mais desejados do mundo foi recentemente conquistado por uma indiana chamada Sonal Holland.

Continua depois da publicidade

O título de Master of Wine é uma das mais prestigiosas credenciais no mundo do vinho, concedido pelo Institute of Masters of Wine, com sede em Londres.

É um título de pós-graduação que exige um alto nível de conhecimento e habilidade em todas as áreas relacionadas ao vinho, incluindo viticultura, enologia, degustação e negócios do vinho.

Para obter o título, os candidatos devem passar em uma série de exames rigorosos e demonstrar uma compreensão aprofundada do vinho, além de terem experiência prática no setor do vinho.

Menos de 500 pessoas conseguiram passaram nos exames Master of Wine desde 1953, e atualmente existem apenas 420 Masters of Wine no mundo. 

Continua depois da publicidade

Isso ocorre em parte porque os exames para obter a cobiçada qualificação do Institute of Masters of Wine, com sede no Reino Unido – compostos de extenso aprendizado teórico, degustações cegas e um trabalho de pesquisa de 10.000 palavras – são notoriamente rigorosos, levando no mínimo três anos para serem concluídos.

Com taxas de aprovação de cerca de apenas 10%. 

Foi em 2007, que Sonal Holland decidiu desistir de seu emprego em vendas para uma carreira em vinhos, o mercado de vinhos ainda era incipiente. Holland, no entanto, reconheceu o seu potencial e, uma década depois, não só tinha alcançado o seu Master of Wine como tinha sido nomeada head of wine da ITC Hotels e tinha criado a Sonal Holland Wine Academy, onde começou a ministrar cursos WSET.

Para Holland é importante que a indústria do vinho na Índia floresça na Índia, mas o conhecimento é a forma necessário para crescer.

Na última década, o vinho tem sido consistentemente a bebida alcoólica de crescimento mais rápido na Índia.

Continua depois da publicidade